Rotary Pato Branco-Sul atende entidades com recursos da ExpoFlor

Como uma forma de encerramento da 11ª ExpoFlor, o Rotary Club Pato Branco-Sul, realizou na manhã dessa quinta-feira (20) a entrega de equipamentos hospitalares para o Gama, Hospital do Câncer e Associação Iguais nas Diferenças.

Diferentemente de edições anteriores, onde o recurso arrecadado com a exposição feira de flores, era revertido ao atendimento de causa social previamente estabelecida, neste ano, além de atender a necessidade apresentada pelo Gama, entidade acolhida, foi possível ampliar as ações, contemplando assim o Hospital do Câncer e Associação Iguais nas Diferenças.

A maior amplitude das ações, é resultado de R$ 85 mil, que envolvem o lucro da ExpoFlor, doações e parceiras.

As parcerias, segundo Marcos Zanella, coordenador da ExpoFlor possibilitou o clube adquirir os equipamentos hospitalares antes mesmo da feira acontecer. Assim, em setembro, a população pode ter noção da real destinação dos recursos.

Zanella também comenta que, além dos R$ 85 mil de lucro da feira, tanto Gama, como o SOS Vida, tiveram receitas diretas com a comercialização de chocolates e pasteis respectivamente.

Para Mauroney de Andrade, presidente do Rotary Club Pato Branco-Sul, a ExpoFlor 2022 somente “foi possível pela participação da sociedade pato-branquense e da região.”

Um dos parceiros na aquisição dos materiais hospitalares, foi o Sindicomércio. A entidade doou dez cadeiras de rodas e oito cadeiras de banho. O presidente do sindicato, Ulisses Piva, conta que a solicitação chegou por meio de Olivio Chioquetta, membro da diretoria e muito ligado a programas voluntários.

“O Sindicomércio também se preocupa com a responsabilidade social. O trabalho realizado pelos rotarianos é de extrema relevância e tivemos a oportunidade de participar da iniciativa e contribuir com três entidades assistenciais de Pato Branco”.

Por outro lado, o Gama foi uma das entidades beneficiadas. Cleusa Chiochetta, presidente de Casa de Apoio, afirma que com as doações será possível ajudar mais pessoas. “Isso traz um conforto tanto para o paciente, quanto para a família e traz uma qualidade de vida para todos que estão na casa.”

Cleusa comentou ainda que ao longo dos anos, o Gama já recebeu 55 cadeiras de rodas, 12 andadores, além de cadeiras de banho, camas hospitalares e outros itens, chegando a números expressivos. Contudo, revelou que “quanto mais recebemos [doações], mais fila de espera temos. [Os itens hospitalares] São algo que não possuem rotatividade.”

Fundabem

Além das doações dos itens hospitalares, o Pato Branco-Sul, anunciou que parte do valor arrecadado na ExpoFlor, e uma ação conjunta com o Rotary Club Vila Nova, a Fundabem passará a contar com sistema de placas solares, para a suficiência energética da entidade que atende crianças em situação de vulnerabilidade social.

você pode gostar também
Deixe uma resposta