Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida

Você sabia que cerca de 200ml de leite humano pode alimentar até dez recém-nascidos? Sim! Diante disso que temos como objetivo intensificar o aumento de mãos doadoras a fim de abastecer os estoques dos Bancos de Leite Humano em todo nosso território brasileiro. O Brasil é uma referência internacional quando se fala em doação de leite humano, utilizando principalmente para a alimentação de bebês prematuros e com baixo peso internados em leitos neonatais.

Coleta de Leite Humano ( Banco de Leite Humano São Lucas)

O Banco de Leite Humano São Lucas, localizado em Pato Branco (PR) foi inaugurado em novembro de 2018 e desde então ocorreu 452 atendimentos individuais, 1104 visitas domiciliares, 500 doadoras cadastradas, 1975 bebês receptores, 1253 litros de leite coletados, onde 947 litros de leite foram distribuídos para o Hospital São Lucas e 165 litros para o Instituto Policlínica (além de 144 litros de leite coletados pelo posto de coleta do Instituto Policlínica).

Os dados do Ministério da Saúde nos mostram que o volume de doações no ano passado, aumentou 7% em relação ao ano de 2020. Onde, de janeiro a dezembro de 2021, foram distribuídos 168 mil litros de leite para 237 mil recém-nascidos. Entretanto, representa apenas 55% da real necessidade por leite humano no Brasil. A estimativa nos mostra que cerca de 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nascem no Brasil (por ano), correspondendo a 12% do total de nascidos vivos.

O Governo Federal, na terça-feira passada (dia 17) lançou a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano de 2022. Daniel Pereira, secretário executivo do Ministério da Saúde, ressaltou os objetivos da campanha “Nos últimos 20 anos, foram mais de 3,2 milhões de litros de leito coletados. A campanha busca sensibilizar todas as mães doadoras do Brasil a realizar esse ato de bondade. A doação é um ato individual, mas sem dúvida nenhuma, traz um benefício para todos”, destacou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente, pelo aumento das taxas de amamentação até o sexto mês de vida. Nêmora Dalla Líbera, companheira do Rotary Club Pato Branco – Amizade, compartilha sua experiência como mãe doadora de leite materno São Lucas. “Eu fui mãe doadora. Ser doadora é muito gratificante, saber que meu leite poderá salvar vidas traz uma das melhores sensações, que é de amor ao próximo e saber que fiz a diferença nas vidas de muitas famílias. Ser doadora do Banco de Leite Humano São Lucas que meu Clube ajudou a idealizar e fundar torna tudo ainda mais especial”.

Quem pode doar? Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno, basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. Além disso, a produção de leite humano obedece à lei da demanda, ou seja, quanto mais leite é retirado (para doação ou sugado pelo seu bebê), mais leite é produzido.

A importância da doação do leite materno é primordial e ajuda a mudar o futuro de muitas crianças. Entre em contato e saiba mais. Ligue para o número (46) 3220-3509 ou mande uma mensagem no WhatsApp (46) 98821-8069. Conheça o Banco de Leite Humano São Lucas, ele está localizado na Rua Silvio Vidal, 175 – Centro – Pato Branco (PR).

você pode gostar também
Deixe uma resposta