Plantio de mudas de araucária para embelezar a comunidade e contribuir para um mundo mais verde

Dia 21 de setembro foi comemorado o Dia da Árvore no Brasil, uma data marcante para a reflexão sobre a preservação e seu papel fundamental para a vida no planeta. Esta data foi escolhida para coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul. 

Plantio de árvores (Rotary Club de Pato Branco-Amizade)

As árvores são o maior símbolo da natureza, produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais.

Uma tradição do Rotary é plantar árvores desde do século 20, Paul Harris plantou sua primeira árvore em 1932. Em todas as suas visitas, realizava este gesto, ressaltando que “A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos”.

É realizado com o objetivo de simbolizar a amizade e companheirismo, para embelezar as comunidades ou para contribuir para um mundo mais verde, com iniciativas que cada vez mais buscam um trabalho sustentável de recuperação de áreas desmatadas.

A araucária, árvore símbolo do Paraná, está entre as espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com alto risco de desaparecimento na natureza em um futuro próximo. Pesquisas indicam que a Floresta com Araucária já perdeu aproximadamente 97% de sua área original, o que compromete totalmente a variabilidade genética de araucária. Esse quadro se deve, dentre outros fatores, à conversão das áreas de florestas nativas (Floresta com Araucária) para a agricultura, ao crescimento das cidades e ao uso da madeira.

O Rotary Club Pato Branco-Amizade, Rotary Club Satélite de Pato Branco-Amizade-Eduard Huert e Rotakids Club de Pato Branco-Amizade, realizaram o plantio de 77 mudas de araucárias nas propriedades rurais de companheiros, ao longo das últimas semanas. A ação realizada foi em conjunto com o Distrito 4640, no qual os clubes acima fazem parte.

O Distrito 4640 hoje é o maior distrito de Rotary Brasil e do Hemisfério Sul em números de associados, considerando-se apenas os distritos localizados num único país. Hoje o Distrito 4640 tem 108 clubes de Rotary, mais de 2.800 rotarianos, 35 Rotaract Clubs, mais de 440 rotaractianos, 38 Interact Clubs, mais de 520 interactianos, mais 29 ASRs (Associação de Senhoras Rotarianas).

O Rotary tem uma árvore símbolo conhecida como roda de fogo (“Firewheel Tree”), que é apenas a tradução do seu nome em australiano,  árvore de fogo ou árvore do Rotary (Stenocarpus sinuatus). Essa espécie já se desenvolve muito bem no Brasil, sua floração é uma das mais belas dentre as árvores australianas pois suas inflorescências de coloração vermelho-fogo saem diretamente dos galhos com flores cobrindo os ramos  quase que totalmente. O desenho individual da flor lembra uma “engrenagem denteada” o que a levou a ser comparada com o símbolo dos rotarianos passando também a ser chamada popularmente como Árvore do Rotary.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.