As russas venceram os dois jogos de simples diante das suas adversárias suíças e não precisaram do jogo de duplas para conquistar mais uma vez o título do torneio. Primeiro, Daria Kasatkina abriu vantagem com uma vitória por 6/2 e 6/4 sobre Jil Teichmann. No outro jogo da final, Luidmila Samsonova se recuperou diante de Belinda Bencic e conquistou uma vitória apertada em sets de 3/6, 6/3 e 6/4.
Kasatkina falou sobre a importância de controlar o nervosismo para seu bom desempenho dominante desde o começo do jogo. É a segunda vitória de Daria no torneio. Na fase de grupos, ela havia derrotado Carol Zhao, do Canadá.
“Acho que o início foi muito importante, ambas estávamos nervosas, mas consegui controlar um pouco melhor os nervos. Uma sensação incrível. Eu ganhei a primeira partida no grupos, agora jogo na final e estou muito feliz por ter trazido essa conquista muito importante para minha equipe”, disse Kasatkina.
Campeã também em 2004, 2005, 2007 e 2008, a Rússia volta a conquistar a Billie Jean King Cup pela primeira vez desde 2015. A Suíça, por sua vez, não chegava até a final desde o ano de 1998, quando ficou com o segundo lugar.
Na fase de grupos, a Rússia dominou o Grupo A, com vitórias sobre França e Canadá. Nas semifinais, as russas eliminaram os Estados Unidos, maiores campeões do torneio, com 18 troféus.
A Suíça chegou à final após passar por uma das chaves mais difíceis do torneio, o Grupo D, com vitórias sobre República Checa e Alemanha. Nas semifinais, as suíças venceram a Austrália por 2 a 0 e avançaram para a final.
Comentários estão fechados.