Evento reúne quatro bandas locais e a Orquestra Filarmônica de Valinhos.
A Cooperativa de Arte (Coperarte) apresenta a terceira edição do projeto “Encantos”, unindo a singularidade do rock beltronense, com a energia da Orquestra Filarmônica de Valinhos. Será neste sábado (23), às 20 h, no Teatro da Unisep, com a participação das bandas Tiregrito, Rodrigo Castellani, Bira – Paraná Blues e Chumbo Dirigível. O destaque será a apresentação de canções autorais rearranjadas para um espetáculo orquestral. Os ingressos podem ser adquiridos na Sonata Centro de Artes, Construmax e Formosa Pub ou pelo site www.ingressonacional.com.br.
O que o público pode aguardar deste espetáculo? “Muitas músicas autorais, feitas aqui em Francisco Beltrão, mais especificamente rock, com compositores locais, com uma roupagem fantástica, que é o arranjo da orquestra filarmônica, uma musicalidade incrível”, responde Marcos José Riquetti, guitarrista da Chumbo Dirigível.
“Será uma grande apresentação, diferente do que habitualmente as quatro bandas tocam. Inclusive os ensaios, que antes eram via WhatsApp, esta semana foram presenciais. Serão quatro bandas e a Orquestra de Valinhos, que é uma das melhores do Brasil”, acrescenta Ubirajara de Freitas, que estreia carreira solo como Bira – Paraná Blues. “Será minha primeira apresentação solo.”
Ubirajara comenta que o Rock The Concert é um dos maiores eventos que une o rock e a música orquestrada, pois o maestro fará arranjos nas músicas de quatro bandas da região. “Isso não é inédito, porque já aconteceu antes com a Casinha Ribeirinha e a Orquestra e o Coral da UTFPR-FB, sob a regência do maestro Mauro César Cislaghi. Estreamos a Casinha Ribeirinha com a orquestra lá na de Igreja de Pedra, no Bairro Industrial, mas essa primeira edição do Rock The Concert vem com muito mais integrantes, mais arranjos, já que são quatro bandas.”
Para Rodrigo André Tartari, que toca contrabaixo na Tiregrito, as expectativas são as melhores possíveis. Ele ressalta a originalidade do evento, ao unir a sonoridade da orquestra às músicas autorais. “Todas as bandas irão tocar músicas próprias. E isso é muito legal. A Tiregrito valoriza muito isso. É uma orquestra incrível, de Valinhos (SP). Será uma noite de muito rock, de música que fala do nosso cotidiano e que faz parte do rock beltronense.”
Rodrigo lembra que Bira – Paraná Blues, Digão e Chumbo Dirigível têm mais de trinta anos de história, somente Tiregrito é um pouco mais recente, com treze anos. “O público pode aguardar muito rock de qualidade, com uma orquestra muito capacitada acompanhando.”
Orquestra Filarmônica de Valinhos
Jerci Maccari criou a Orquestra Filarmônica de Valinhos, em 2004. Ele garante que seu coração é beltronense, pois é pioneiro no município, já que veio para cá em 1953, ainda muito pequeno. “O público será agraciado com um concerto sinfônico muito bem selecionado, muito alegre, com alto astral, podendo interagir. Na primeira parte, será temas de filmes, e a segunda parte com músicas eruditas, mas bem dançantes. Nós estaremos homenageando o rock beltronense. As bandas de Beltrão fazem um trabalho majestoso. Acompanhei todo o trabalho aqui dos nossos arranjadores, porque eu recebi todas as peças que foram arranjadas. Vai ser um marco histórico nos eventos culturais musicais de Beltrão.”