Sábado do Descarte recolhe 3,6 toneladas de lixo eletrônico em Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu no último sábado (26) mais uma edição do Sábado do Descarte, recolhendo 3,6 toneladas de resíduos eletroeletrônicos. A iniciativa, realizada periodicamente, busca oferecer à população alternativas para o descarte correto de equipamentos e materiais eletrônicos.

Com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Rotary Pato Branco Sul, esta edição trouxe duas novidades: o recolhimento de pneus usados e a realização simultânea em dois pontos estratégicos da cidade — o Parque de Exposições e a Avenida Tupi, no bairro Alvorada. O formato drive-thru proporcionou mais praticidade e agilidade para a população.

Entre os itens recebidos estavam televisores, monitores, aparelhos de DVD e VHS, rádios, câmeras fotográficas, filmadoras, computadores, notebooks, impressoras, celulares, refrigeradores, fogões, lavadoras, aparelhos de ar-condicionado, eletrodomésticos em geral e pneus usados.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Michaliszyn, a inclusão dos pneus no Sábado do Descarte integra a política ambiental do município. “Pneus descartados de forma irregular acumulam água, favorecendo a proliferação do mosquito da dengue, além de, quando queimados, liberarem gases tóxicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente”, destacou.

Esta foi a segunda edição do Sábado do Descarte em 2025. A campanha faz parte de um programa contínuo da Secretaria de Meio Ambiente, voltado a fortalecer a consciência ambiental da população e combater o descarte inadequado de resíduos.

Próxima edição será em maio

A próxima edição do Sábado do Descarte está programada para o dia 10 de maio, nos bairros Planalto e Pinheiros. A descentralização do evento atende a uma demanda da comunidade e da União de Bairros, com o objetivo de ampliar o acesso da população às ações de coleta e descarte correto.

Perigos do descarte incorreto de eletrônicos:

  1. Contaminação ambiental: Eletrônicos contêm substâncias tóxicas como chumbo, mercúrio, cádmio e arsênio. Quando descartados em aterros ou lixões, essas substâncias podem vazar, poluindo solo, lençóis freáticos e rios.
  2. Riscos à saúde: A exposição a esses químicos pode causar doenças respiratórias, neurológicas, câncer e danos ao sistema reprodutivo em humanos e animais.
  3. Perda de recursos: Descartar eletrônicos sem reciclagem desperdiça materiais valiosos como ouro, prata e cobre, que poderiam ser reaproveitados.
  4. Poluição por microplásticos: Plásticos de eletrônicos se quebram em partículas minúsculas, entrando na cadeia alimentar e afetando ecossistemas.
  5. Incêndios e explosões: Baterias de lítio-ion descartadas incorretamente podem causar curto-circuitos, levando a incêndios em aterros ou instalações de lixo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.