O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) completou 10 anos de atuação no Sudoeste do Paraná na última terça-feira (21), a data marca a ativação do telefone 192 para 42 municípios da região. Com mais de 500 mil ligações e 240 mil ocorrências com envios de ambulâncias, o serviço na região conta com 4 Unidades de Suporte Avançado e 15 Unidades de Suporte Básico.
“Esse é um marco importante pois são 10 anos de atendimento e, nesse momento, a gente faz uma avaliação e lembra de todo o processo de implantação na região”, relembra Kelly Cristine Custódio dos Santos, Coordenação Geral do Ciruspar, ao mencionar que o processo de implantação começou efetivamente em 2010 com a vinda de ambulâncias e, depois, houve a definição de como seria a implantação e gerenciamento dos serviços.
“Foi criado o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), responsável pela parte de contratação de pessoal, organização de serviço, compra de materiais e uniformes, para que a gente iniciasse no dia 21 de fevereiro de 2013 o primeiro atendimento, através da liberação do telefone 192 a todos os municípios do Sudoeste do Paraná”, explica a coordenadora.
Em 2022, o Samu realizou 24.824 atendimentos por equipes, sendo que 5.712 foram por causas externas ou traumas; 13.621 foram casos clínicos; 318 atendimentos obstétricos; 179 atendimentos pediátricos; 633 casos de psiquiatria; e 2.927transferências.
Kelly enfatiza que não são os atendimentos que devem ser comemorados, já que são situações de urgência e emergência, “onde as vítimas e pacientes estão no pior momento de sua vida”, mas deve ser comemorado a existência do serviço na região, que possibilita para a população o atendimento de saúde.
“O Samu é um serviço essencial, de uso imprevisível e que está pronto 24 horas por dia para atender em cada uma das 13 bases descentralizadas, com 19 equipes de plantão e a Central de Regulação que acolhe os chamados do 192 e faz as primeiras orientações, então o atendimento já inicia pelo telefone”, afirma Kelly.
Reequilíbrio
A coordenadora do Ciruspar destaca a possibilidade de reequilibrar o Consórcio financeiramente em 2023, sendo esse “o nosso maior presente. Essas pontes de financiamento do Samu que são de entes federativos, que seja reequilibrada, porque hoje são os municípios que arcam com a maior parte, sendo 66% da manutenção mensal de responsabilidade municipal”, destaca.
Kelly explica que no último ano houve um trabalho para conseguir a recomposição do Governo Federal, com uma alteração para fazer o reajuste do Samu no Brasil, “isso vai trazer um equilíbrio na forma de financiamento do serviço, de segurança, uma solidez para que realmente a gente possa garantir um serviço que é tão essencial para a população”.
Agradecimento
Como forma de homenagear e agradecer todos os colaboradores que fazem parte da equipe do Samu, vídeos para apresentação a todos da equipe foram gravados e apresentados no dia em que o serviço completou 10 anos. Em um deles, o coordenador de enfermagem, Gerson Luis Leonarski, disse ter orgulho dos 10 anos vencido e que toda a trajetória representa uma semente plantada na região. “Desde o início das atividades nós sabíamos que não seria fácil. Foram muitas incertezas e cobranças, sabíamos que viriam momentos fáceis e difíceis. Tenho confiança no trabalho que está sendo realizado por todos”, declara.
O médico André Ribeiro Morrone, coordenador da regulação e NEI, destacou os 10 anos de luta e sonhos que foram concretizados pela criação de um serviço como o Samu. “Graças ao apoio de todos, todo o trabalho com o mesmo objetivo de chegar no paciente e conseguir prestar o melhor atendimento possível, apesar das dificuldades do dia a dia”.
O Prefeito de Ampére e presidente do Ciruspar, Zuca Liquini, agradeceu todas as pessoas que ajudam na condução do Samu. “Os samuzeiros já salvaram muitas vidas nos mais de 240 mil atendimentos ao longo dos 10 anos. As pessoas quando estão em desespero pelo acidente ou no aguardo de sua casa ficam mais aliviadas quando escutam a sirene porque sabem que ali estão vindo anjos que vão proteger ou dar esperança de vida”.
Comentários estão fechados.