Sanepar alerta para sites falsos e golpes com boletos

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) alerta os clientes sobre a existência de sites falsos que simulam o endereço oficial da empresa para aplicar golpes, como a geração de boletos fraudulentos para o pagamento de contas de água. A recomendação é clara: acesse apenas o site oficial www.sanepar.com.br. Qualquer variação desse endereço não deve ser utilizada, mesmo que apareça nos resultados de busca em navegadores.

“Golpistas criaram vários sites falsos, com outros endereços, e estão tentando enganar as pessoas e roubar o dinheiro do pagamento das contas de água pela internet, inclusive com a geração de falsos boletos. Isso tem ocorrido de tempos em tempos e a Sanepar tem denunciado os casos, buscando orientar os clientes”, explica o diretor comercial da Sanepar, Bihl Zanetti.

Ele reforça que não se deve clicar em links patrocinados em sites de busca, pois esses links podem levar a páginas fraudulentas e induzir o consumidor a golpes cibernéticos. “Pedimos que nossos clientes sempre busquem os canais oficiais de relacionamento com a Sanepar e que denunciem os golpes para que outras pessoas não tenham prejuízos. Na dúvida, entre em contato com a Sanepar pelos canais oficiais”, orienta.

Canais oficiais de atendimento Sanepar:

  • Telefone: 0800 200 0115 (ligação gratuita)
  • E-mail: atendimentoaocliente@sanepar.com.br
  • WhatsApp: (41) 99544-0115
  • Aplicativo: Sanepar Mobile (Android e iOS)
  • Site oficial, na aba Clientes: www.sanepar.com.br
  • Atendimento presencial nas Centrais de Relacionamento (endereços e horários no site).

O gerente-geral comercial da Sanepar, Thiago Semicek, alerta para a importância de conferir o endereço exato do site: www.sanepar.com.br. Ele explica que golpistas pagam para que links patrocinados falsos apareçam como primeiros resultados em ferramentas de busca, enganando consumidores.

“Os golpistas não atuam apenas simulando o site da Sanepar, mas também de outras empresas de serviços e até lojas online. Uma forma de evitar cair nesse golpe é digitar o endereço diretamente no navegador, sem usar buscadores”, orienta Semicek.

Além disso, ele recomenda conferir todos os dados em boletos gerados pela internet: informações do cliente, imóvel, número de matrícula, valor da conta, destinatário do pagamento e o nome correto da Sanepar.

Ao pagar via PIX, o cliente deve sempre confirmar que o destinatário está em nome de Cia. de Saneamento do Paraná – Sanepar, com CNPJ 76.484.013/0001-45. “Desconfie de mensagens oferecendo descontos para pagamento via PIX. A Sanepar não envia QR Code ou chave PIX por WhatsApp ou SMS. O QR Code para pagamento fica disponível apenas nas faturas, inclusive na segunda via”, esclarece o gerente.

O que fazer em caso de golpe:
A Sanepar orienta que sites falsos sejam denunciados à polícia e também informados pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br.

Se o cliente foi vítima de golpe com pagamento indevido, pode entrar em contato com a instituição financeira para tentar reaver o valor por meio do bloqueio cautelar, mecanismo criado pelo Banco Central para suspender temporariamente o valor transferido.

Outra orientação é registrar boletim de ocorrência, reunindo todos os documentos que comprovem o golpe do PIX. Depois, enviar o BO à instituição financeira para abrir uma contestação administrativa, com o objetivo de obter ressarcimento pelo banco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.