A Sanepar programou para esta semana a instalação de novos equipamentos na captação de água do Rio Caldeiras, em Palmas, no Sudoeste do Paraná
As bombas atuais serão substituídas por três novos conjuntos moto-bomba, com 150 cavalos de potência cada, o que vai permitir acréscimo de 15% na água disponibilizada à população.
Além de ampliar a capacidade de captação, as intervenções vão contribuir diretamente para a eficiência operacional e energética do sistema, garantindo reserva técnica e reduzindo em 20% o consumo de energia elétrica. O investimento total da Companhia no município é de cerca de R$ 2 milhões.
Quatro filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Palmas também estão passando por melhorias, o que deve reforçar a segurança e a regularidade do abastecimento no médio e longo prazo.
Natal de Luzes em Clevelândia terá shows e atrações
Obra vai até domingo e exige uso consciente da água
A obra para interligar os novos equipamentos está programada para começar na manhã desta quarta-feira (26), com conclusão prevista até a noite de domingo (30). Segundo o gerente regional da Sanepar, Jair Bozi, as conexões serão feitas em etapas, mantendo a operação parcial do sistema para evitar desabastecimento generalizado.
Ele, no entanto, alerta para a necessidade de uso consciente da água durante o período de obras.
“É importante que os moradores utilizem a água tratada apenas para as atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal, pois até que o trabalho seja finalizado pode haver situações pontuais de baixa pressão na rede ou intermitência no fornecimento”, explica.
Bozi reforça que eventuais transtornos momentâneos terão resultado positivo duradouro para o município, com mais água disponível, sistema mais eficiente e menor custo energético para a operação do abastecimento em Palmas.





