A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implementando novos projetos para a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário em Francisco Beltrão e Ampére. O investimento total supera R$ 37 milhões e beneficiará mais de 2 mil imóveis, garantindo maior cobertura de coleta e tratamento de esgoto e contribuindo para a melhoria da saúde pública e do meio ambiente.
Francisco Beltrão
- Regiões beneficiadas: bairros Esperança, Cohabitran, Girardi II, Terra Nossa e Recanto Verde.
- Infraestrutura: 27 km de redes de coleta e transporte e duas estações de bombeamento.
- Benefício: 1.335 imóveis serão conectados ao sistema de esgotamento.
- Impacto: A cobertura de esgoto na cidade alcançará 86%.
- Previsão de conclusão: Outubro de 2025.
Ampére
- Objetivo: Atingir 83% de cobertura com a interligação de 358 imóveis.
- Obras: Implantação de 16,7 km de redes, coletores e uma estação de bombeamento.
- Modernização: A estação de tratamento será equipada com filtros, decantadores e leitos de secagem para aprimorar o processo.
- Previsão de conclusão: Fevereiro de 2026.
A Sanepar busca ser pioneira na universalização dos serviços de saneamento, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de 90% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto até 2033. A empresa já alcançou 100% de cobertura com água tratada e continua desenvolvendo projetos e captando recursos para atender cada vez mais domicílios no Paraná.
Leia também
A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, enfatiza que os investimentos visam melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento sustentável:
“O planejamento e o programa de investimentos da companhia são direcionados para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para recuperar e preservar o meio ambiente e para garantir o desenvolvimento social e econômico dos municípios.”
A Sanepar anunciou a previsão de novas obras até 2028, com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance dos serviços de esgotamento sanitário, contribuindo para que as cidades atendidas alcancem índices de saneamento mais elevados e promovam a sustentabilidade ambiental.
Comentários estão fechados.