Sanepar coleta mais de 48 toneladas de lixo no litoral

Pelo 13º ano consecutivo, a Sanepar lidera a coleta de lixo nas praias do litoral do Paraná, com o objetivo de manter os espaços limpos e agradáveis para os visitantes. Durante o período entre 28 de dezembro e 2 de janeiro de 2025, mais de 48 toneladas de resíduos foram recolhidas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Dados da coleta de lixo

A média diária de coleta ultrapassou 8 toneladas. O maior volume registrado na temporada foi em 30 de dezembro, quando mais de 9,5 mil quilos de lixo foram removidos das areias. Embora o recorde de 14 toneladas do primeiro dia de 2024 não tenha sido superado, o volume acumulado nos seis dias iniciais de 2025 superou em quase 3 toneladas o mesmo período da temporada passada.

Estrutura de Trabalho e Equipamentos

O trabalho de limpeza é coordenado exclusivamente na faixa de areia pela Sanepar, enquanto a responsabilidade pelas ruas dos balneários é das prefeituras locais. A equipe de limpeza da Sanepar conta com nove grupos que atuam diariamente das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20, além de equipes noturnas que utilizam máquinas saneadoras para peneirar a areia em profundidade de até 20 centímetros.

As equipes noturnas também realizam a limpeza após eventos do projeto “Verão Maior Paraná”. A partir de 4 de janeiro, os trabalhos de coleta começarão às 6h15 por um período de 10 dias consecutivos.

Os mais de 8 mil quilos de resíduos diários incluem latas, garrafas de vidro, restos de alimentos, plásticos, bitucas de cigarro e outros materiais. Os resíduos recicláveis são separados diretamente na areia, acondicionados em sacos azuis e destinados às cooperativas de reciclagem. Os resíduos orgânicos são embalados em sacos pretos para aterros sanitários.

Leia também

Apesar do esforço das equipes de limpeza, a contribuição individual é essencial para manter as praias limpas. Veranistas podem utilizar sacolas para separar lixo orgânico e reciclável, descartando-os em locais apropriados. Resíduos deixados na areia podem ser levados pelas águas, causando impactos ambientais negativos.

Fumantes devem evitar descartar bitucas na areia ou em recipientes inadequados, pois isso pode prejudicar a reciclagem. O ideal é usar um recipiente específico ou descartá-las no lixo comum.

Materiais Recicláveis

Entre os materiais recicláveis estão:

  • Latas, lacres e embalagens de alumínio
  • Tampas e copos plásticos
  • Garrafas de vidro e PET
  • Isopor, canudos e embalagens de protetor solar
  • Potes de creme, hastes de cotonete e papéis
você pode gostar também

Comentários estão fechados.