A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inicia nesta quarta-feira (16) as Vistorias Técnicas Operacionais (VTOs) no sistema de esgotamento sanitário de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Estado. A ação abrangerá cerca de 1,8 mil imóveis, o equivalente a 20% das residências que já estão conectadas à rede de coleta e tratamento de esgoto do município.
A inspeção, que será realizada ao longo de quatro meses, tem como objetivo identificar ligações irregulares e evitar danos operacionais, impactos ambientais e transtornos aos moradores.
Rede atende 12 mil domicílios
Dois Vizinhos possui mais de 200 quilômetros de tubulações que transportam o esgoto de 12 mil domicílios até a estação de tratamento. Segundo o gerente regional da Sanepar, Nei Clóvis Marchi de Lima, conexões incorretas podem gerar problemas como extravasamentos em vias públicas, refluxo de esgoto para dentro dos imóveis e contaminação de rios e córregos, caso o esgoto seja lançado nas galerias de águas pluviais.
“Se as calhas de chuva estiverem ligadas ao sistema de esgoto, em dias de chuva o sistema pode sobrecarregar. Já quando o esgoto é lançado na rede pluvial, o prejuízo ambiental é enorme”, explica o gerente.
O que será verificado
Durante as vistorias, as equipes vão analisar:
- Direcionamento correto do esgoto à rede coletora;
- Presença e conformidade da caixa de gordura;
- Lançamento indevido de água da chuva na rede de esgoto;
- Ocorrência de esgoto nas galerias pluviais.
Marchi de Lima reforça que a ausência da caixa de gordura pode causar entupimentos e rompimentos nas tubulações, gerando mau cheiro, danos estruturais e impactos nas estações de tratamento.
Como serão feitas as inspeções
As vistorias acontecerão de segunda a sábado, das 8h às 17h30, inclusive nos fins de semana para atender imóveis que ficam fechados durante a semana. Nesta fase, os bairros contemplados serão:
- Centro Norte
- Centro Sul
- Áreas próximas ao Parque Ecológico Jirau Alto
Durante as visitas, os técnicos aplicarão corantes líquidos à base de água nos dispositivos sanitários para identificar possíveis irregularidades. Caso sejam detectadas, os moradores serão notificados e terão 30 dias para realizar as correções. Após esse prazo, uma nova vistoria será realizada.
Identificação e segurança
As vistorias serão executadas pela empresa JPR Ambiental, contratada pela Sanepar. Todos os técnicos estarão uniformizados e portando crachás de identificação. Em caso de dúvida, os moradores podem verificar as informações pelos canais oficiais:
- Telefone: 0800 200 0115
- WhatsApp: (41) 99544-0115
- Atendimento presencial: Rua Presidente Castelo Branco, 508 – Bairro Alto da Colina
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.