A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está implementando um amplo programa de limpeza e saneamento nas praias do Litoral paranaense, com um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões. O objetivo é garantir a qualidade da areia, remover resíduos e proporcionar um ambiente seguro e agradável para os turistas e moradores durante a temporada de verão. A ação inclui o uso de máquinas saneadoras e equipes de limpeza manual, além da destinação correta dos resíduos coletados.
Máquinas Saneadoras
Uma das principais ações da Sanepar é a utilização de quatro máquinas saneadoras que operam nas madrugadas em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Esses equipamentos revolvem a areia, removendo resíduos como bitucas de cigarro, cacos de vidro, tampas plásticas e mini embalagens. A ação é priorizada nos balneários de maior fluxo turístico e logo após grandes eventos, como shows. “Os shows têm atraído muitas pessoas. Na madrugada, vamos deixar as praias limpas, com boas condições de uso já na manhã seguinte”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky.
Saneamento da Areia
Além da remoção de resíduos, o processo realizado pelas máquinas saneadoras promove a sanitização da areia. Ao revolvê-la, o equipamento expõe as camadas mais profundas aos raios ultravioletas do sol, que reduzem a proliferação de germes e bactérias causadores de doenças de pele, como bicho geográfico e micoses. “Essa retirada de resíduos pela saneadora reduz a quantidade de lixo que pode ir parar nos oceanos, evita acidentes e diminui o risco de doenças”, destaca Gonchorosky.
As máquinas saneadoras operam das 2h às 6h da manhã, evitando o período de maior fluxo de pessoas na orla. Durante o dia, a Sanepar mantém equipes de limpeza que atuam das 8h30 às 17h30, realizando varrição, catação e separação de lixo em um percurso de cerca de 48 km de praias, da Barra do Saí, em Guaratuba, até Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. A equipe é composta por 140 pessoas, moradores das praias do Paraná, em um contrato de terceirização.
Destinação Correta de Resíduos
O lixo reciclável coletado pela Sanepar nas praias do Paraná é destinado para associações de catadores dos municípios litorâneos. O material orgânico, que não é reciclável, é transportado pelas prefeituras para os aterros municipais, garantindo o descarte adequado e a preservação do meio ambiente.
Leia também
Conscientização
A Sanepar também enfatiza a importância da conscientização individual sobre a produção e descarte de lixo. “O ato de produzir muito lixo ou de jogar o lixo em qualquer lugar pode parecer silencioso, mas gera um impacto com consequências graves, que perduram muito tempo e para o qual não existem soluções simples ou baratas”, alerta Gonchorosky. A colaboração de todos é fundamental para garantir a limpeza e preservação das praias.
Resultados da Temporada Anterior
Na temporada de verão anterior, a Sanepar coletou 344 toneladas de resíduos nas praias, com uma média de 3,95 toneladas por dia, sendo quase 90 toneladas destinadas à reciclagem.
Verão Maior Paraná
Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de programação esportiva.
Comentários estão fechados.