
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou nesta quarta-feira (3) uma nova versão do Aplicativo Sanepar, disponível para tablets e smartphones com sistema Android. A atualização pode ser baixada na Play Store ou instalada automaticamente em aparelhos que já utilizam o app.
O objetivo é reforçar a segurança digital dos usuários e ampliar a oferta de serviços online, levando mais praticidade e confiabilidade ao atendimento.
Novas funcionalidades do aplicativo
O novo app ganhou um visual renovado para facilitar a navegação e incluiu serviços como:
- Pedido de nova ligação;
- Emissão de declaração de quitação de débitos;
- Solicitação de serviços adicionais.
As funções já disponíveis na versão anterior continuam ativas:
- Emissão da segunda via da fatura;
- Acompanhamento do consumo;
- Verificação de status de faturas anteriores;
- Consultas sobre interrupções no fornecimento de água.
Esses mesmos serviços podem ser acessados também pelo Portal do Cliente no site oficial: www.sanepar.com.br, por meio do botão Acesse Minha Sanepar (acesse aqui).
Reforço em segurança e privacidade
Segundo o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, a principal novidade não está visível na interface, mas no reforço da segurança dos acessos:
“O Aplicativo Sanepar reflete uma das principais preocupações da empresa: oferecer segurança ao cliente não só sobre os serviços prestados, mas também às informações dos usuários”, destacou.
Agora, para login e solicitação de serviços, o usuário deve comprovar a identidade por meio de certificação oficial da titularidade, com duas opções:
- Login pelo gov.br, conta digital do Governo Federal;
- Acesso via Central de Segurança do Governo do Paraná, integrada à plataforma PIÁ (Paraná Inteligência Artificial).
O sistema permite verificação em duas etapas, que pode ser armazenada no celular para login imediato em futuros acessos.
Além disso, os protocolos e solicitações ficam salvos no histórico do site e no aplicativo, oferecendo mais transparência e rastreabilidade ao usuário.
Orientação antifraude
A Sanepar reforça que os clientes devem acessar apenas o site oficial da companhia. A empresa alerta para não clicar em links patrocinados em buscadores, como o Google, que possam usar o nome da Sanepar de forma indevida.
Qualquer variação que não seja www.sanepar.com.br deve ser evitada, reduzindo riscos de golpes e fraudes digitais.
Comentários estão fechados.