Sanepar promove ações socioambientais em Mangueirinha

Nos próximos sete meses, a Sanepar realizará uma série de atividades voltadas à comunidade de Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná, como parte do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento. As ações incluem orientações técnicas aos clientes, reuniões comunitárias, capacitações para facilitadores em saneamento, formação de encanadores e oficinas temáticas — como horta doméstica, cisterna, reúso da água, meliponicultura e jardins de água e mel.

O programa, premiado nacionalmente, acompanha a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Mangueirinha, cujas obras foram concluídas em maio com investimento de R$ 21,8 milhões. Foram ampliadas as estruturas da Estação de Tratamento de Esgoto, instalados quase seis quilômetros de redes coletoras e mais de 276 ligações prediais, beneficiando cerca de 16.700 moradores em bairros como João Mineiro, Mamborê, Sorriso e Darci Bahls Veiga.

Atendimento domiciliar e orientações

Nesta semana, a Sanepar orientou os funcionários da empresa LW Pires, que vão realizar visitas para entregar comunicados informando sobre a liberação dos imóveis para interligação à rede coletora. Dois agentes uniformizados e identificados com crachá e automóvel “A Serviço da Sanepar” farão as abordagens domiciliares, entregando material impresso com orientações sobre normas, funcionamento do sistema, e o que pode ou não ser lançado na rede.

Segundo a assistente social Marilucia Cyrino Rodrigues, gestora do contrato na região, a rede já está apta a receber o esgoto doméstico para tratamento adequado.

Reuniões e cursos para a comunidade

Nesta quinta-feira (10), haverá uma reunião com lideranças comunitárias, presidentes de associações de bairros e representantes de entidades locais para apresentar o cronograma de atividades. Já a reunião comunitária com a população em geral será no dia 23 de julho, com local e horário a serem divulgados.

Entre as oficinas programadas estão:

  • Sabão ecológico com reaproveitamento de óleo de cozinha
  • Reúso da água e instalação de cisternas
  • Horta doméstica
  • Proteção de minas e nascentes
  • Vermicompostagem
  • Consumo consciente da água
  • Meliponicultura
  • Capacitações para encanadores

“São ricas oportunidades de aprendizado pessoal e também de capacitação para uma renda extra”, destacou Marilucia. As datas de inscrição, locais e horários serão informados posteriormente.

Projetos nas escolas

A Sanepar também desenvolve projetos educativos em parceria com a comunidade escolar, como o “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” e os “Jardins de Água e Mel”. No primeiro, duas turmas participarão de atividades práticas e teóricas para monitorar a qualidade da água de rios próximos, com objetivo de formar alunos multiplicadores da consciência ambiental.

Os Jardins de Água e Mel serão instalados em três locais de Mangueirinha, abrigando abelhas nativas sem ferrão (Jataí, Mirim e Mandaçaia). As colmeias, junto a decks, bancos e plantas, formam espaços de educação ambiental, estimulando a polinização, essencial para a preservação de matas ciliares e recursos hídricos. No Paraná, a Sanepar já implantou cerca de 90 unidades desse projeto.

Reconhecimento nacional

O Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Educação Ambiental em abril. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, esse é o principal reconhecimento empresarial brasileiro no setor, destacando iniciativas de conservação e desenvolvimento da consciência ambiental.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.