Ontem (13) e hoje (14), sempre às 19h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, os moradores de Vitorino receberem orientações e informações técnicas sobre o sistema de esgoto sanitário que está sendo implantado na cidade.
Durante as reuniões, os técnicos da Sanepar estão repassando informações sobre o andamento das obras; demonstração de como devem ser feitas as instalações sanitárias que geram esgoto doméstico, como pias, tanques, banheiros e vasos sanitários; além de como deve ser o direcionamento correto desse esgoto à rede coletora.
Também está sendo abordado a instalação e o funcionamento adequado da caixa de gordura, e o lançamento de água da chuva por meio de ralos e calhas para as galerias de águas pluviais.
A equipe da Sanepar também está repassando orientação quanto a liberação e autorização para a interligação dos imóveis na rede coletora.
Obras
Em setembro de 2021, foi assinada a ordem de serviço para o início da primeira etapa da rede de esgoto em Vitorino, que corresponde a estação de tratamento e aproximadamente 22 quilômetros de redes coletoras.
Somente a primeira etapa, deve ter um investimento de R$ 11,5 milhões, contudo, a previsão é de que o total da obra chegue a R$ 16 milhões.
Em março deste ano, foi anunciado que tinha sido executado, naquela época 20% da rede coletora e aproximadamente 30% dos interceptores e mais de 20% da estação de tratamento.
O Diário do Sudoeste apurou de forma extraoficial, de que a primeira etapa da obra de saneamento básico em Vitorino, já foi executada em 60%.