Santuário de Guadalupe recebe 800 mil fiéis por ano em Curitiba

No coração de Curitiba, entre as ruas João Negrão, Pedro Ivo e André de Barros, o movimento de fiéis é constante. Em frente ao Terminal Metropolitano, o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas se destaca pela arquitetura neogótica e pela atmosfera de devoção que contrasta com o ritmo acelerado do Centro.

Localizado na Praça Senador Corrêa, o templo se consolidou como um dos principais pontos de turismo religioso do Brasil. As missas, novenas, procissões e festas atraem anualmente cerca de 800 mil peregrinos, transformando a região em destino de fé e espiritualidade.

Peregrinos de todo o Brasil

A nave central do santuário comporta até 1.500 pessoas, sendo 700 sentadas. Fiéis de diferentes estados viajam até Curitiba em busca de oração e agradecimento. É comum encontrar nas ruas próximas ônibus de cidades paranaenses, como Maringá, e de outros estados, incluindo Fortaleza (CE), Natal (RN) e Diamantina (MG).

“O Santuário permite a todos os fiéis se conectarem com o divino, o sagrado e o eterno. São peregrinos de todo o País que chegam a viajar dias para pedir ou agradecer a intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas”, explica o padre Reginaldo Manzotti, pároco reitor do templo.

Inaugurado como paróquia em 1955 e elevado à condição de santuário em 2012, o local tornou-se referência de fé no Paraná e em todo o Brasil.

O trabalho de evangelização

À frente do santuário desde 2006, padre Manzotti lidera um projeto de evangelização que ultrapassa as fronteiras da capital paranaense. Além da vida litúrgica, o espaço abriga a sede da Associação Evangelizar É Preciso, responsável pela Rede Evangelizar de Comunicação, que transmite missas, novenas, terços e programas católicos em rádios, televisão, YouTube e outras plataformas digitais.

O sacerdote, natural de Paraíso do Norte (PR), conta com o apoio de cerca de 400 colaboradores. As celebrações são transmitidas para todo o Brasil e países da América do Sul, alcançando também regiões do México e dos Estados Unidos. Atualmente, 90 emissoras de TV exibem sua programação, e 1.680 rádios retransmitem em tempo real seu programa matinal.

Padre Reginaldo Manzotti e a missão de evangelizar

Com uma trajetória marcada pela comunicação, Manzotti soma 15 CDs, 5 DVDs, 28 livros publicados com mais de 7 milhões de exemplares vendidos e 23 milhões de seguidores nas redes sociais. Apesar da notoriedade, ele rejeita o rótulo de “padre-celebridade”.

“Esta é uma obra conjunta, de todos os religiosos e leigos que atuam no Santuário e na Associação. Todos nós trabalhamos incansavelmente para evangelizar, diariamente, com ardor”, afirma o sacerdote, que completou 56 anos em 2025.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.