Nos primeiros dias de julho São João deu início a obra da ciclovia da PR-562 que ligará a sede do município ao Frigorífico de Aves da Coasul.
Com extensão de 2,40 km e convênio firmado entre a administração municipal e o governo do Paraná, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), o investimento por parte do Estado através do Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER) foi de R$ 1,430 milhão, com contrapartida de R$ 310 mil do município.
De acordo com o prefeito Clóvis Cucolotto, o recurso foi viabilizado pelo secretário de infraestrutura e logística da época, Sandro Alex. “Essa era uma obra desejada desde 2010 e, 12 anos depois, finalmente conseguimos executar”, comemora.
O objetivo principal da obra é possibilitar o deslocamento seguro de pedestres e ciclistas que constantemente utilizam a via, sendo que a ciclovia poderá possibilitar além da segurança, a redução no número de acidentes envolvendo carros, motos e bicicletas, proporcionando uma faixa especial para os ciclistas.
Cucolotto aponta que a obra era uma necessidade principalmente para os trabalhadores que se deslocam até a Coasul. “Há essa necessidade, vários acidentes, muita gente de bicicleta. É uma necessidade que a Coasul vem revindicando conosco e nós trabalhamos no outro mandato e agora conseguimos, é uma necessidade que precisa ser adequada”, destaca.
Até o momento, uma limpeza foi realizada no local onde serão as obras da ciclovia. Mesmo que em período pré-eleitoral, não será interrompida a movimentação no local, pois, segundo o prefeito, todos os processos para liberação da obra foram realizados antes do período.
“A licitação já foi realizada, as medições também foram feitas e o projeto está aprovado pelo DER. Estamos esperando o pagamento para continuar a obra, foi feito antes do período, não será paralisado”, afirma.
Novas obras
Atualmente, esse é o único projeto em andamento para a implantação de ciclovia no município. No entanto, Cucolotto afirma que o município está fazendo o planejamento para viabilizar novas ciclovias.
“Por enquanto é a única ciclovia que pega a marginal do asfalto, porém, poderemos buscar recursos para outras, ou entrar com recurso próprio do município”, comenta.
Com diversos distritos, o prefeito destaca que a administração pública de São João está estudando a possibilidade de outras duas ciclovias, fazendo a viabilidade para entender qual atenderá melhor a população.