Um hospital feito por pessoas que amam cuidar da vida. Assim define-se o São Lucas, que há 75 anos atua no atendimento hospitalar das famílias do Sudoeste do Paraná.
É na maternidade deste hospital que milhares de sudoestinos recebem os primeiros cuidados, de forma acolhedora e humanizada. Somente no primeiro trimestre de 2022 foram registrados mais de 600 nascimentos, um número que representa a qualificação e referência da instituição.
Com infraestrutura completa, equipamentos modernos e ampla equipe médica-hospitalar, o São Lucas tornou-se um Centro de Especialidades, reconhecido através de honrarias concedidas por instituições e órgãos de nível nacional e internacional.
Dentre as certificações, está o selo de qualidade “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela UNICEF e pelo Ministério da Saúde, que assegura atendimento humanizado durante todas as fases da gestação, parto, nascimento e período neonatal precoce.
Para conquistar este selo, o hospital apresentou os critérios estabelecidos pela OMS, tais como dispor de estrutura adequada, equipe de saúde preparada, prestar atendimento respeitoso e orientativo e promover a amamentação – seguindo, inclusive, os “10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno”, uma cartilha de proteção, promoção e apoio ao aleitamento.
Dessa forma, ter um parto em um “Hospital Amigo da Criança” resulta em um atendimento mais humanizado e que os direitos da mãe e da criança serão respeitados. O São Lucas proporciona o alojamento conjunto de mãe e bebê durante todo o tempo que permanecem no hospital e os pais/responsáveis recebem orientações sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido.
O excelente trabalho desenvolvido pelo corpo médico e colaboradores também fez do São Lucas referência regional em gestação de alto risco, com acompanhamento especializado à mãe e ao bebê, que muitas vezes precisa ser encaminhado ao CTI Neonatal.
Quando ocorre a prematuridade, o recém-nascido recebe imediatamente cuidados especiais. A UTI Neonatal do São Lucas Hospital é totalmente equipada com aparelhos modernos e equipe altamente capacitada para atender os bebês.
Outro ponto positivo da assistência aos prematuros é a nutrição, pois os recém-nascidos recebem o leite materno, essencial para o seu desenvolvimento e aumento da imunidade, favorecendo a sua recuperação.
Quando, porventura, a mãe é impossibilitada de amamentar, o São Lucas dispõe do Banco de Leite Humano, que atua desde 2018 na captação, tratamento e distribuição do leite materno recebido das mães lactantes doadoras.
Dessa forma, é de extrema importância ter constantemente doações de leite materno para manter os estoques abastecidos e, assim, possibilitar a nutrição dos prematuros do CTI Neonatal de Pato Branco e região.
Toda esta estrutura e prestação de serviços especializados tem como base uma gestão hospitalar capacitada e comprometida com processos e protocolos executados com dedicação, conhecimento e foco em promover a saúde.
Assim, o São Lucas segue sendo referência em cuidados com a família em todas as fases da vida.