Uma reunião realizada na manhã de hoje (29) no gabinete do prefeito de Saudade do Iguaçu, Darlei Trento, o comitê de enfrentamento à covid-19 decidiu liberar o uso de máscaras faciais em todo o território municipal, tanto em ambientes fechados quanto abertos, públicos ou privados, comercial ou escolar para todas as idades.
A previsão é de que o decreto com a liberação do uso de máscara seja publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira (30), e assim, entrando em vigor imediatamente.
De acordo com o setor de comunicação de Saudade do Iguaçu, a medida foi tomada em análise a realidade epidemiológica local, levando em conta o baixo número de casos da doença no município, considerando ainda a situação epidemiologia do Estado do Paraná.
Ainda foi observado que municípios vizinhos como Chopinzinho, Candói e Laranjeiras do Sul, já desobrigaram o uso da máscara como medida de enfrentamento a pandemia de covid-19.
O Município também faz a ressalva de que estados como Santa Catarina e Minas Gerais e o próprio Distrito Federal já flexibilizaram o uso.
Contudo, não são todos os casos que a máscara facial deixa de ser obrigatória. No decreto a ser publicado deve haver a ressalva de que, profissionais, colaboradores, servidores e empregados públicos, nas unidades de saúde, bem como aos pacientes no cumprimento dos protocolos de saúde e aos indivíduos que apresentarem sintomas respiratórios/covid-19, deverão fazer uso de máscara, tanto em ambientes abertos como fechados.
Desde que os primeiros casos de covid-19 foram observados no Brasil, no início de 2020, mais de 650 pessoas morreram. Em Saudade do Iguaçu, foram 17 mortes por complicações provocadas pela doença.