AcroYoga promove benefícios para o corpo e mente

Você já deve ter visto, em alguma ocasião, pessoas praticando AcroYoga nos parques de Pato Branco. Estes grupos raramente passam despercebidos, dado a beleza desta atividade física e também da dificuldade de execução em cada movimento.

As vantagens desta prática vão desde físicos, uma vez que promove o alongamento, força e definição muscular, até os visíveis benefícios a saúde mental, porque aumentam a concentração e permitem um maior controle das emoções, reduzindo crises de ansiedade, por exemplo.

Diferenças: Yoga e AcroYoga

Conversamos com a Instrutora e Formadora de instrutores de Acroyoga, Morgana Resende que nos explicou um pouco mais sobre o assunto. “É importante mencionar que a Acroyoga surgiu através do Yoga, principalmente por praticantes de Yoga e por dançarinos. Por isso, tem muita semelhança, e ao mesmo tempo, na prática, muitas diferenças”, comentou.

Para diferenciar as duas práticas, a instrutora explicou que a Yoga é uma prática física, mental e espiritual, muito complexa, que aborda todos os aspectos do corpo e da mente, através de técnicas corporais (os exercícios – ásanas), técnicas respiratórias, meditativas, de purificação, mantras, estudos de si, e muito mais. É praticada há milênios.

“Por outro lado, o Acroyoga, que teve origem em 1999, aborda na sua prática as posturas de yoga executada em duplas ou grupos, de maneira acrobática e a massagem tailandesa, que é uma massagem realizada por cima da roupa, sem cremes ou óleos, executada com as mãos, dedos, cotovelos, pés e outras articulações, além de movimentos relaxantes e de alongamentos, com objetivo de restaurar e revigorar o corpo” observou.

Morgana destacou ainda que a prática de Acroyoga não utiliza de técnicas respiratórias específicas, mantras e outras técnicas do Yoga. É mais focada na prática corporal. “Mas isso não impede que o instrutor que tem a formação em yoga inserir técnicas do yoga antes do Acroyoga. Cada instrutor prepara suas aulas conforme sua experiência e a necessidade dos seus alunos. Tanto no Yoga quanto no Acroyoga os movimentos podem ser feitos de maneira estática, ou seja, em permanência, ou mais dinâmico, em forma de flows, dependendo da vertente da modalidade”.

Questionada, então, sobre qual é a melhor prática, Morgana respondeu que “sempre será a que você mais se conecta. Cada um pode experimentar ambas e escolher conforme o seu perfil e estilo de vida”.

YogaAcroyoga
Posturas individuaisPosturas em duplas ou grupos  
Cada praticante se conecta consigoCada praticante precisa se conectar consigo e com todos os outros praticantes
Aquietamento é muito praticadoO aquietamento é menos praticado
Não tem contraindicações, todos podem fazerPessoas com algumas limitações ou algumas doenças graves não devem praticar
Nenhum ou pouco contato físico com os demais praticantesMuito contato físico com os demais praticantes
Mantras, pranayamas, pujas, purificações, mudras, yoganidra é muito praticado juntamente com os Ásanas (movimentos)Ásanas (movimentos) e Massagem Tailandesa (Thay Massage) são mais praticados
Algumas das filosofias: se conectar com o divino, se conectar consigo mesmo, expandir a consciência, expandir seu ser, respeitar seu corpo (que é seu lar atual), respeitar o mundo, o meio ambiente, as pessoas, união com o Universo.Algumas das filosofias: se conectar com outras pessoas, se conectar consigo mesmo, respeito consigo e com os outros, expandir seu ser, ajudar as outras pessoas durante e fora da prática, união com o Universo através do contato e partilha com outras pessoas.
Instrutora e Formadora de instrutores de Acroyoga, Morgana Resende
você pode gostar também

Comentários estão fechados.