Ambiente escolar pode fazer a diferença no incentivo à atividade física

O incentivo da escola colabora para o desenvolvimento de comportamentos saudáveis dos jovens

Praticar exercícios físicos é um hábito importante, que traz benefícios para a saúde física e mental, evitando doenças cardiovasculares, aumentando a mobilidade corporal e ajudando no tratamento de transtornos psicológicos. Contudo, uma pesquisa realizada pela Universidade da Geórgia (EUA) indica que 75% dos estudantes de até 12 anos não se exercitam o suficiente.

O estudo sugere que o incentivo da escola pode ser muito importante para mudar essa realidade. Ações como o combate ao bullying, promoção de atividades esportivas e supervisão dos profissionais de educação física são algumas das formas de promover hábitos mais saudáveis entre os estudantes.

Para Geovani Patrício Teixeira, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) de uma escola, oferecer opções aos jovens tende a aumentar o número dos que praticam esportes e demais atividades físicas. “Buscamos diversificar modalidades artísticas, culturais e esportivas, que promovem a integração dos alunos e influenciam positivamente em sua autoestima e concentração”, diz.

A atividade física é importante para:

  • Estreitar valores como espírito de equipe, união e amizade
  • Fortalecer o sistema imunológico, pois estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e ativa as células de defesa
  • Combater a insônia e o estresse, já que ajuda a equilibrar os “hormônios do estresse”, como o cortisol e a adrenalina
  • Aumentar a resistência dos músculos, o que reduz o risco de lesões e dores crônicas como as decorrentes de má postura
  • Ajuda no desempenho escolar, atenuando sintomas de depressão e ansiedade e aumentando a circulação sanguínea no cérebro, a produção de substâncias como a serotonina e o desenvolvimento do hipocampo, área cerebral responsável pela memória.

Prática de exercícios físicos traz benefícios à saúde mental

A prática de exercícios físicos vem acompanhada de uma série de ganhos, não apenas para o organismo, mas também para a saúde mental dos praticantes. Melhora na qualidade do sono, redução do estresse e alívio dos sintomas ligados a transtornos mentais estão entre os benefícios que vão além dos ganhos palpáveis.

Inúmeros estudos relatam os benefícios relacionados à prática de exercícios físicos, como é o caso de uma pesquisa realizada na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, que observou que tanto exercícios moderados quanto extenuantes servem para aliviar sintomas relacionados à ansiedade, mesmo em casos crônicos. A endorfina e a serotonina liberadas ao realizar uma atividade física também trazem uma sensação de bem-estar e causam melhorias no humor das pessoas.

Outro aspecto que melhora bastante com a prática recorrente de exercícios é a qualidade do sono. Praticar treinos curtos pela manhã ou à tarde ajuda a proporcionar noites melhores de sono, pois a atividade auxilia na regulação do relógio biológico. Outro motivo para as melhorias se dá por conta da elevação da temperatura corporal causada pelos exercícios que produzem efeitos calmantes na mente, proporcionando não só a redução no estresse, mas também aliviando as preocupações que ocorrem momentos antes de nos deitarmos.

Os maiores impeditivos que as pessoas encontram para a prática de exercícios físicos estão no pré-treino e na motivação para poder iniciar ou dar sequência em uma rotina saudável. Praticar exercícios em ambientes com equipamentos e professores capacitados, como em academias, estúdios de pilates ou box de crossfit, pode proporcionar uma experiência mais confortável para os praticantes. É o que destaca Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit. “Espaços fitness, como academias, box de crossfit e estúdios, permitem a convivência entre pessoas, e isso já traz benefícios ao bem-estar”, destaca.

você pode gostar também
Deixe uma resposta