Boa alimentação pode ser uma aliada contra a osteoporose

Por Letícia Sousa Gonçalves

Osteoporose e uma doença que aparece quando a formação do osso não é adequada, quando o desgaste do osso é excessivo ou ainda quando ocorrem as duas coisas ao mesmo tempo.

Hoje, estima-se que na América Latina cerca 46 a 57% das mulheres de 50 anos ou mais convivem com osteopenia em colo de fêmur e 7,9 a 22% com osteoporose de fêmur. O risco de fratura osteoporótica é maior entre mulheres, tabagistas, aqueles com histórico familiar de fratura, sedentários, diabéticos e usuário crônico de corticoide.

Felizmente, se você tem osteoporose, há uma grande possibilidade de viver confortável e sem abrir mão de atividades cotidianas. Existem alguns ajustes no seu estilo de vida que podem ser necessários para manter uma boa saúde dos seus ossos. Estas mudanças incluem exercícios regulares, tomar sol por pelo menos 15 minutos por dia, parar de fumar e diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas.

Um ponto importante também é a ingestão de cálcio. Existem suplementos que podem ser utilizados, se indicado por seu médico. Mas é possível que uma alimentação rica no mineral seja suficiente para a manutenção de ossos sadios. Leite, iogurte e queijo ingeridos diariamente podem fornecer a quantidade de cálcio necessária para a proteção adequada de nosso esqueleto.

Para podermos calcular o quanto de cálcio existe em nossa alimentação diária, podemos utilizar o quadro abaixo. Um copo de leite, um copo de iogurte ou uma fatia de queijo tem a quantidade indicada de cálcio na tabela. Veja quanto você ingere destes alimentos por dia, faça a multiplicação e depois a soma total conforme indicada. Mesmo em uma dieta sem derivados do leite já é possível conseguir 250 mg de cálcio por dia.

A Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão média de 1.000mgs de cálcio por dia. Ou seja, é importante que seu cálculo se aproxime deste valor. É claro que outros alimentos não lácteos (sardinha, castanhas, nozes e feijão) também podem ser seus aliados nesse momento. Na tabela, eles já são considerados como 250mg de ingestão diária.

Fazendo uma simulação com os três alimentos destacados, se ingerimos 2 iogurtes de 240 ml, 1 copo de leite e 2 fatias de queijo diariamente, temos a seguinte equação:

X = Leite (240ml) 1 x 300mg + Iogurte (240ml) 2 x 400mg + Queijo (28,35ml) 2 x 200mg X = 300mg + 800mg + 400mg X = 1500mg X + 250mg (de fontes alimentares não lácteas) = 1750mg

Dessa forma, a ingestão do mineral é maior que a média e pode ser suficiente para a manutenção da saúde de seus ossos.

Combater uma doença pode parecer difícil. Mas com ajustes de rotina, uma boa alimentação e com acompanhamento médico adequado, conseguimos prevenir, reconhecer e tratar a osteoporose. Por isso, esteja atento aos sinais e cuide do seu bem mais precioso: a saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.