Como se recuperar dos excessos cometidos no final do ano?

O ano começou e muitos estão acabam sentindo uma ressaca moral devido aos excessos cometidos nas festas de final de ano e férias. Para ajudar você a desintoxicar o organismo, buscamos algumas dicas com a nutricionista Camila Angela Sutili.

O primeiro passo recomendado é adotar uma alimentação mais saudável, optando por sucos de frutas, vegetais, arroz integral e carnes magras, como peixes e aves.

Com relação a ingestão de vegetais, o recomendado é investir em couve, couve-flor, brócolis e repolho. “Estes alimentos são bons porque estimulam as enzimas no fígado, responsáveis pela eliminação de toxinas de maneira mais rápida”, explicou Camila.

No caso das frutas a nutricionista indica comer o abacaxi. “Esta é a melhor opção, mas você também pode optar pelo melão, melancia, maçã e pera”, recomendou.

As proteínas também fazem parte do cardápio recomendado pela nutricionista, porém com ressalvas. “Priorize a ingestão de carnes magras, como peixes e frango sem pele, dando preferência às formas de preparo: grelhada, assada e cozida”.

Na escolha das refeições, Sutili recomenda que “no café da manhã, as pessoas invistam nos sucos verdes. Já no almoço e no jantar o ideal é fazer refeições com uma alimentação mais leve. Vale lembrar que não existem receitas milagrosas, sendo que o recomendado é aliar uma dieta equilibrada, com o acompanhamento profissional de um nutricionista, e exercícios físicos”.

Dieta anti-inflamatória

Neste caso, é possível ponderar nas escolhas fazendo uma dieta considerada anti-inflamatória que só traz benefícios ao organismo.

Escolhendo alimentos com alto nível de antioxidantes é possível ajudar o corpo a combater naturalmente os processos inflamatórios.

São alimentos anti-inflamatórios:

  •   Peixes ricos em ômega-3: atum, sardinha, cavala e salmão.
  •   Probióticos: iogurte (de preferência o natural), kombucha ou kefir.
  •   Legumes: alface, brócolis, couve-flor, cenoura, espinafre, repolho e tomate.
  •   Frutas frescas: abacate, abacaxi, acerola, cereja, coco, goiaba, laranja, limão, mamão, melancia, mirtilo, morango,  framboesa, romã, tangerina e uva.
  •   Temperos naturais: alecrim, alho, açafrão, canela, cebola, coentro, curry, cravo, gengibre, hortelã, orégano, salsa e tomilho.

Hidratação

A nutricionista recomenda ingerir bastante água, especialmente se houver abuso de bebidas alcoólicas. “A água, além de hidratar, ajuda na eliminação das toxinas do corpo. Outra opção é a água de coco, que repõe os nutrientes que estão em deficiência no organismo. Sem contar que ajuda também a hidratar o corpo”.

Outra opção recomendada pela nutricionista é de além de água, inserir alguns tipos de alimentação chás na rotina diária. “O chá verde é excelente para desintoxicar, melhora a digestão e acelera o metabolismo.  Recomendo o consumo de 1 a 2 xícaras ao dia”.

Sobre a ingestão de chá verde, a nutricionista faz um pequeno alerta. “É importante, considerar que este tipo de chá pode ter alguns efeitos colaterais, principalmente, se consumido em grandes quantidades. Não indicado para indivíduos com alteração na tireoide, problemas cardíacos ou com hipertensão arterial”, disse.

Exercícios moderados

O retorno as atividades físicas também precisam de atenção e orientação. É comum que a rotina de exercícios seja abandonada durante as férias e festas de final de ano e a vontade de compensar tudo na volta as atividades podem causar lesões e pouca vantagem quando o assunto é perder os quilos extras adquiridos.

Neste caso, os especialistas recomendam que o retorno seja realizado com calma e moderação, para recuperar o condicionamento físico e evitar dores musculares e contusões. “Volte a rotina com calma, deixe seu corpo entrar novamente no ritmo, fazendo exercícios leves e só depois vá aumentando o nível de dificuldade. Se possível, sempre procure orientação profissional, podendo ser estabelecida uma nova rotina de exercícios para este período”.

Receitas de sucos para ajudar a desintoxicar o organismo.

Receita 1:

Ingredientes:

1 folha de couve

2 fatias de abacaxi

1 fatia de melão

200 ml de água

1 colher (sopa) de semente de linhaça

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de couve, retirar a casca do abacaxi e do melão, colocar tudo no liquidificador junto com a água e a linhaça. O ideal é beber sem coar.

Receita 2:

Ingredientes:

1 pepino

5 folhas de hortelã

1 maçã

1 fatia de melancia

1 colher (chá) de gengibre ralado

200 ml de água

Modo de preparo:

Lavar bem o pepino, a hortelã e a maçã, tirar a casca da melancia, colocar tudo no liquidificador junto com o gengibre ralado e a água. Beba sem coar.

Receita 3:

Ingredientes:

2 cenouras

1 beterraba

1 maçã com casca

1 pedaço de gengibre

200 ml de água

Modo de preparo:

Lave bem as cenouras, a beterraba e a maçã, coloque tudo no liquidificador, junto com o gengibre e a água. Beba sem coar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.