Óleos essenciais para usar no inverno

Os dias mais frios chegaram com tudo e, junto com as baixas temperaturas, aparecem os incômodos da estação. Por isso, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada separou alguns óleos essenciais que ajudam a minimizar a pele ressecada, a alta dos mosquitos e o aumento das gripes e resfriados. Confira:

Melaleuca
Extraído das folhas da árvore australiana Melaleuca artenifolia, conhecida também como tea tree ou árvore do chá, esse óleo concentra o cheiro de melaleuca que age como repelente natural para minimizar mosquitos, como o da dengue, que está em alta nessa estação. Para utilizá-lo como inseticida, Jamar recomenda diluir cinco gotas em água e colocar em um difusor de ambientes (elétrico ou em vela). Ele pode ser utilizado ainda em produtos antipruriginosos, especialmente após picadas de insetos. Vale ainda o uso como anticaspa e antisseborreico, problemas muito comuns quando os banhos quentes podem ocasionar esses incômodos.

Eucalipto (Eucalyptus globulus ou Eucalyptus radiata)
Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas. O óleo essencial de eucalipto tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica. É usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre e como tônico geral e para amenizar as dores nas articulações, que também são prejudicadas nesta estação.

Borragem
Extraído da planta Borago Officinalis, o óleo de borragem é rico em ácidos graxos e ômega 6, vitaminas naturais que contribuem na hidratação tão necessária nos dias mais frios, já que melhora a elasticidade e firmeza da pele. Esse óleo ainda promove bem-estar e também possui propriedades calmantes para todo o organismo.

Óleo de Jojoba
Capaz de trazer uma grande ação na regeneração cutânea, por isso o óleo essencial de jojoba é utilizado em produtos pós-barba, batons para lábios desidratados e loções para pele acneica.

Óleo de Semente de Uva
É extraído da semente do fruto, tendo elevado teor de tocoferóis, ácido linoleico, ácidos graxos insaturados e ácido palmítico, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, revitalizando-o. O uso cosmético pode ser em cremes hidratantes, xampus, óleos de banho, sabonetes, etc.

Rosa mosqueta
O óleo de Rosa Mosqueta é um dos ativos que vem se destacando em formulações de séruns, loções e cremes para o corpo. Rico em nutrientes essenciais aos processos fisiológicos e biológicos responsáveis pela manutenção da pele, é recomendado para pessoas que possuem peles muito ásperas, secas e sensíveis, pela presença do ácido oleico, linoleico e vitamina A. Causa um efeito regenerador e oferece uma sensação mais agradável ao toque para a pele. O óleo pode ser utilizado no rosto, corpo, pele e cabelo. Sem contraindicações e multifuncional, ele costuma ser bastante utilizado nas estrias, cicatrizes e na pele com manchas e ressecada.

você pode gostar também
Deixe uma resposta