Pele bonita – e real – em todas as idades

A beleza, enformada em padrões estéticos em sua maioria impossíveis de serem alcançados, sempre foi uma exigência à mulher. O livro “O mito da beleza”, de Naomi Wolf, entende a beleza como uma qualidade fundamental, estimulando competições entre mulheres e também entre os homens, que disputam “as mais belas”, exercendo pressão pela busca de uma aparência ideal.

-- 2 Notícia --

O que ocorre é que esse ideal é reinventado de tempos em tempos. Voltando aos anos de 1990, as mulheres bonitas eram exageradamente magras. Nos anos 2000, elas tinham seios fartos e, na década seguinte, corpos sarados. Independente do padrão de beleza corporal, algo sempre esteve em comum em todas as décadas: as mulheres bonitas são as jovens.

Com as técnicas e tecnologias integradas à medicina, a expectativa de vida passou de 57 anos na década de 70 para 77 anos em 2020. Ou seja, se há 50 anos alguém era considerado velho aos 50, hoje ainda tem muito para viver. Talvez por isso uma das novas obsessões quando se fala em estética está a jovialidade da pele.

-- 3 Notícia --

Conforme a médica dermatologista Giovana Marina Bombonatto, é impossível chegar aos 50 anos com pele de 20, mas é possível chegar aos 50 com a pele ótima, basta seguir uma rotina de cuidados de acordo com a sua faixa etária. “Os cuidados devem começar na infância, com o uso de filtro solar e evitar exposição excessiva ao Sol. Adolescentes podem manter os cuidados básicos, com limpeza, hidratação e, dependendo do caso, tratamento de acne. A partir dos 25-30, com os primeiros sinais de envelhecimento, indico investir em antioxidantes e anti-idade. Para peles maduras, indico produtos que permitem uma hidratação maior da pele, que tende a ser mais sensível e desidratada, além de anti-idade e clareadores”, fala. E, para quem não tempo ou disposição para tudo isso, os cuidados básicos — que são lavar o rosto com um sabonete específico para o tipo de pele, hidratante e o principal, protetor solar – já fazem um bom serviço.

Cuidados acessíveis

-- 4 Notícia --

Giovana diz que, entre a maioria dos casos que chegam em seu consultório, estão mulheres querendo melhorar o aspecto do rosto ou com os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e flacidez. Também, que muitas acreditam que cuidar da pele é financeiramente inacessível, o que considera um mito.

“Existem tratamentos de acordo com a possibilidade financeira de cada paciente. Isso tanto para ‘skincare’ quanto para procedimentos em consultório. Por isso é importante conversar com seu médico sobre as suas possibilidades de investimento, que ele vai orientar ao que vai te trazer o melhor resultado dentro daquele escopo”, recomenda.

A especialista indica, entre os melhores procedimentos, os tratamentos que buscam estimular o colágeno, como bioestimuladores e ultrassom microfocado. “Eles permitem um envelhecimento mais natural”, avalia.

Nem tudo é para todos

Uma observação de Giovana diz respeitos aos exageros porque, em sua avaliação, nem tudo é para todos. “Há um limite sutil entre o excesso/exagero e intervenções que irão realçar a beleza de cada um. Claro que o conceito de beleza é muito individual, tem pessoas que buscam um resultado mais exagerado. Por isso, é importante buscar um profissional com senso estético semelhante ao seu”, indica.

Bem direta com seus pacientes sobre os resultados que considera positivos, Giovana conta que já se negou a realizar tratamentos por não achar necessários ou por acreditar que os resultados não seriam harmônico. “Nós somos bonitos com nossas particularidades. Fazer o mesmo para todos nos torna muito padronizados”, enfatiza. “Temos visto muitos exageros. Como existem filtros, as pessoas acham que ter aquela aparência é o normal”.

Cuidados

Como os procedimentos estéticos estão na moda, muitas pessoas se submetem a intervenções sem cuidado, sem proteção ou mesmo sem assepsia, o que traz um grande risco à saúde, inclusive de morte. “Antes de fazer tratamentos estéticos, principalmente injetáveis, conheça o profissional que irá realizá-lo, pesquise sobre sua formação e experiência. Pergunte sobre os riscos e se o profissional está capacitado para resolver possíveis intercorrências. Tome cuidado com modismos, principalmente com tratamentos irreversíveis. Mas, principalmente, valorize a sua beleza e seja a sua melhor versão”, aconselha.


Giovana Marina Bombonatto é médica dermatologista. CRM 27253 PR – RQE 19365
-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.