Sebrae/PR e Piracanjuba fecham parceria

O Sebrae/PR e o Grupo Piracanjuba oficializaram, nesta terça-feira (28), uma parceria decisiva para a cadeia produtiva do leite no Paraná. A assinatura do convênio ocorreu na fábrica da Piracanjuba em São Jorge D’Oeste, no sudoeste do estado, e marca o início do Projeto de Melhoria da Qualidade do Leite. A iniciativa vai beneficiar diretamente 15 produtores da região, promovendo avanços em gestão, tecnologia e boas práticas no campo, visando melhoria na rentabilidade e na qualidade dos produtos

Projeto Sebraetec e metodologia ProCampo elevam padrão do leite

O programa será viabilizado pelo Sebraetec, alinhado à metodologia de acompanhamento do ProCampo, da Piracanjuba. Por nove meses, agricultores de São João, Itapejara D’Oeste, Sulina, Renascença, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, São Jorge D’Oeste e Realeza receberão assessoramento especializado. O Sebrae/PR prevê a futura expansão do projeto para outras regiões estratégicas do Paraná.

Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR, destaca que a parceria potencializa o desenvolvimento de um dos maiores polos leiteiros do estado. “É uma ação voltada para a valorização dos produtores do sudoeste do Paraná, oferecendo suporte em gestão, tecnologia e análise das propriedades, para ampliar qualidade e renda”, ressalta.

Foco em inovação, produtividade e tecnologia no campo

O diretor de Compra de Leite do Grupo Piracanjuba, Edney Murillo Secco, sublinha a relevância do projeto como piloto para expansão estadual. “Queremos aprimorar toda a cadeia produtiva, resultando em um produto superior e qualidade de vida aos produtores. Esperamos ampliar o projeto em breve”, afirma.

São Jorge D’Oeste abriga agora a maior fábrica de queijos do Brasil, construída pelo Grupo Piracanjuba, com capacidade para produção de concentrados como whey protein e lactose em pó. O novo complexo de 54 mil m² deve gerar 250 empregos diretos. No sudoeste, o Grupo também opera uma unidade fabril em Sulina, contando atualmente com mais de 4 mil colaboradores e 8 mil fornecedores de leite.

A cerimônia de assinatura reuniu representantes do Sebrae/PR, como César Rissete (diretor-técnico), Weliton Perdomo (gerente de Competitividade Setorial), Cesar Colini (gerente regional Sul) e Alyne Chicocki (consultora), além de diretores e gerentes da Piracanjuba.

O Sebrae/PR já mantém oito projetos no segmento de leite e derivados, atendendo atualmente 415 produtores, com destaque para iniciativas como o Rebanho Saudável – Leite Seguro (em parceria com a Lactalis Brasil) e a profissionalização da produção sustentável no Arenito Caiuá. Nos Campos Gerais, o foco está na valorização da Indicação Geográfica do Leite de Castro, consolidando o Paraná como referência nacional em qualidade e inovação no leite.