Olhares e Lentes aconteceu com a presença de lideranças dos setores público e privado, em Francisco Beltrão
O Sebrae/PR promoveu, nesta terça-feira (29), em Francisco Beltrão, o Workshop Olhares e Lentes para mais de 130 convidados, entre empresários, líderes públicos e representantes de entidades do sul e do sudoeste do Paraná. Em pauta, debates sobre a importância da liderança coletiva e a necessidade de transformações, bem como a adoção de novos caminhos frente aos desafios da humanidade nos próximos anos.
A abertura do evento contou com a presença do gerente da Regional Sul do Sebrae/PR, Cesar Giovani Colini, que destacou a importância de oportunizar aos participantes um olhar diferente para o futuro.
“É uma possibilidade de debater temáticas sobre sustentabilidade, grandes tendências que o mundo vive, como a inteligência artificial. Temas que moldam o percurso do desenvolvimento nas nossas instituições e regiões”, afirma Cesar.
Ponto central, o Workshop trouxe como temática a importância de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (ESG, na sigla em inglês). O termo foi abordado pela palestrante Renata Sbardelini, da Suindara Radar e Rede, que salientou a necessidade do resultado e da responsabilidade andarem de forma conjunta.
“Cada vez mais, os consumidores querem serviços e produtos responsáveis. Se antes tínhamos empresas preocupadas somente com lucro, hoje elas precisam considerar os impactos sociais, ambientais e de governança. Essa é uma necessidade não apenas do setor privado, mas também do setor público”, avalia a Renata.
A palestrante destacou ainda que adotar estratégias de ESG são fundamentais, independentemente do porte da empresa.
“Atualmente, 99% da nossa malha empresarial é formada por pequenos e médios negócios. Então, a ESG pode ser aplicada e é imprescindível para toda empresa. Se não aderirmos, não mudamos a realidade. O futuro dos nossos negócios também é o futuro da sociedade”, acrescenta Renata.
O evento contou ainda com atividades em grupo utilizando conteúdos e inspirações abordadas durante o Workshop, que trouxe ainda palestras sobre “aplicação e impacto da inteligência artificial na liderança”, com Allan Costa, e “tendências e desafios para a humanidade”, com o autor, palestrante e estrategista de marketing, Rohit Bhargava.
Allan salienta que a inteligência artificial deve ser vista como algo que completa o ser humano e não o substitui.
“Vejo essa abordagem como extremamente importante para entendermos qual é o papel da IA em nossas vidas. Ela pode nos ajudar a obter mais informações sobre um tema ou sobre a empresa onde atuamos, a buscar alternativas para a resolução de problemas e a ter um senso crítico maior. Pode ser uma grande aliada das lideranças”, avalia Allan
Casos de sucesso
Durante o Workshop, foram compartilhados casos de empresas que estão trabalhando a partir da perspectiva da ESG. Entra elas, o Grupo Krindges, de Ampére, no sudoeste do Paraná, que atua no setor têxtil. O CEO da indústria, Leonardo Fistarol Krindges, explicou que a empresa iniciou esse processo de mudança em 2019.
“Em 2018, nós vimos que o mercado de moda tinha essa preocupação em ser sustentável. Em 2019, fomos conversar com os nossos principais clientes. Iniciamos esse movimento que prezasse pelos aspectos econômico, social e ambiental. Atualmente, esse processo de sustentabilidade é um pilar estratégico no nosso negócio gerando impacto positivo para o mundo”, destaca Leonardo.
Na prática
Para o presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), Edilberto Minski, o objetivo é poder compartilhar com os empresários um pouco do que o Workshop trouxe.
“Saímos daqui com a certeza de que precisamos levar até os nossos associados a importância de trabalharem práticas alinhadas com a ESG, dentro de suas condições, olhando para tudo isso de forma mais consciente e fazendo com que a sustentabilidade seja um tema de fato colocado nas organizações”, pontua Edilberto.
Feira do Empreendedor 2023
Promovida pelo Sebrae/PR, de 14 a 17 de setembro, em Curitiba, a Feira do Empreendedor será gratuita e voltada para quem deseja empreender, possui um negócio ou está em busca de networking e informações sobre o mercado, com orientações e consultorias de especialistas. O evento terá expositores de segmentos como franquias, máquinas e equipamentos, serviços e soluções digitais. A Feira apresentará lojas conceito de moda, cafeteria, petshop e salão de beleza, palestras, rodadas de negócios, além de espaços de experiência e games, com foco em negócios e empreendedorismo. Mais informações e inscrições pelo site: sebraepr.com.br/feiradoempreendedor.
Comentários estão fechados.