Estão abertos os editais do Sebrae Paraná para seleção de bolsistas que atuarão no projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). O valor das bolsas varia de R$ 5 mil a R$ 6,5 mil. São seis modalidades: Ecossistema de Inovação; Identificação Geográfica; Educação Empreendedora; Produtividade; Rural; e Transformação de Digital. Para candidatar-se, é preciso ter formação universitária com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e experiência comprovada de, no mínimo, seis meses, em atividades relacionadas a pequenos negócios e/ou gestão de empresas e/ou tecnologia e inovação. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de julho, neste link.
No Paraná, serão selecionados 170 agentes locais de inovação – desses, 154 serão distribuídos nas Regionais do Sebrae: Curitiba – 11; Centro (Ponta Grossa) – 13 vagas; Leste (RMC, Litoral e Vale do Ribeira) – 19; Norte (Londrina) – 49; Noroeste (Maringá) – 21; Oeste (Cascavel) – 18; e Sul (Pato Branco) – 23. Também estão previstas 16 vagas para orientadores, que trabalharão, de forma remota, com os agentes locais de inovação.
Heverson Feliciano, coordenador estadual da rede de agentes locais de inovação do Sebrae Paraná, explica que as contratações fazem parte de estratégia para criar uma rede com 6 mil agentes até 2023, em todo Brasil. Com os 170 ALI, o Paraná alcançará 404 agentes. Há editais específicos para cada modalidade e a duração dos contratos varia de 15 a 23 meses.
“Os agentes locais de inovação atuarão em duas frentes: trabalhar pela melhoria do ambiente de negócios para as pequenas empresas; e fomentar e desenvolver quem empreende com micro e pequenas empresas”, detalha Heverson.
As inscrições são gratuitas e o processo seletivo é semelhante ao de concursos públicos. Os candidatos terão que apresentar documentação, passar por análise de currículo, prova objetiva e banca.
“É uma grande oportunidade para atuar com a inovação, temática atual e essencial para o presente e futuro. Além de ajudar a desenvolver os pequenos negócios do Paraná, ser um ALI pode abrir portas para novas carreiras”, observa Heverson Feliciano.
A seleção de bolsistas faz parte do Projeto de Agentes Locais de Inovação, no âmbito da Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país, por meio da utilização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). Estão previstos editais em outros estados.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.