A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Paraná durante o primeiro turno das eleições deste domingo (2), será acompanhada, em tempo real, a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Curitiba. Toda a atividade é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
Em todo o Paraná, mais de 7 mil agentes da segurança pública estão mobilizados para garantir a segurança dos paranaenses. Além disso, viaturas, aeronaves e embarcações estarão de prontidão em caso de necessidade.
“O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, nas dependências da Secretaria da Segurança Pública, conta com representantes de todas as instituições estaduais, municipais e federais que fazem parte desta grande operação para garantir a segurança e o controle das eleições. Estamos utilizando, além do banco de dados de cada uma das instituições, a plataforma Cortex, que é integrada e é manipulada pelo Governo Federal, via Ministério da Justiça, onde conseguimos transmitir os dados do Paraná e integrar o controle no âmbito nacional”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, delegado Wagner Mesquita de Oliveira.
Até o momento, a Operação Eleições 2022 registrou em todo o Paraná:
• 03 – casos de compra de votos
• 16 – ocorrências de boca de urna
• 0 – violação de sigilo do voto
• 43 – propaganda irregular
• 0 – ocorrências de transporte ilegal de eleitores
Operação Eleições 2022
A Operação Eleições 2022 tem como objetivo garantir a segurança dos brasileiros durante o período de votação. Além dos representantes institucionais das 27 unidades federativas, também participam: representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), das Polícias Civis e Militares, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dos Corpos de Bombeiros Militares, do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), das Secretarias de Segurança Pública e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).