A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco abriu inscrições para o curso de Lógica de Programação. A iniciativa será desenvolvida a partir de uma colaboração com o Senac, NTI, Parque Tecnológico e Fecomércio.
De acordo com a Secretaria, o curso oferecerá um aprendizado prático e dinâmico sobre a construção de algoritmos estruturados e os conceitos essenciais da programação. Durante as aulas, os participantes desenvolverão competências relacionadas ao uso de estruturas de controle, vetores e matrizes, além da aplicação de testes de mesa, fundamentais para solucionar desafios no setor tecnológico.
Como se inscrever
Podem se inscrever candidatos a partir de 14 anos, que tenham concluído o Ensino Fundamental. Com uma carga horária total de 60 horas, as aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no Parque Tecnológico.
As aulas começam no dia 10 de março e as inscrições devem ser feitas pelo link: https://bit.ly/LógicadeProgramação. Conforme informou a diretora de Projetos de Inovação e Tecnologia, Leila Mara Voss, há 25 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos ultrapasse esse limite, será formada uma lista de espera para possíveis chamadas em caso de desistência.
Conteúdo Programático
O curso abrange diversas áreas essenciais para a compreensão da Lógica de Programação, destacando-se os seguintes tópicos:
- Conhecimento em lógica de programação: conceitos fundamentais da área;
- Algoritmos: tipos primitivos, constantes, variáveis, expressões aritméticas e lógicas, comandos e outros elementos;
- Estruturas de controle: execução sequencial, seleção, repetição, encadeamento de estruturas condicionais e criação de códigos com tomada de decisão;
- Vetores e matrizes: ordenação de vetores, métodos de pesquisa (binário e sequencial), conceito e manipulação de matrizes;
- Testes e depuração: conceito de testes de mesa, uso de “debugadores” e sua evolução em diferentes linguagens, além de técnicas para identificação de erros;
- Paradigmas de programação: programação estruturada, modularização de sistemas, funções e seu retorno, utilização de procedimentos e parâmetros, além do conceito de programação orientada a objetos (OO).
Além dos aspectos técnicos, a programação do curso propõe o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas lógicos e matemáticos, interpretação de textos técnicos, postura profissional e iniciativa na solução de desafios. Também incentiva a atualização constante, fundamental para o crescimento na área de tecnologia.
Comentários estão fechados.