Na primeira quinzena de setembro foi realizado a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde de Coronel Vivida, com as psicólogas Talita Ribeiro, Sandra Szabo e Marisa Aziliero. Foram abordados dois temas de extrema relevância, sendo eles o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio e sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A ação, coordenada pela Secretaria de Saúde, teve o objetivo de capacitar os profissionais para saberem como atuar corretamente e direcionar as situações que se apresentarem em seu dia-a-dia de trabalho.
O mês de setembro é marcado pela campanha #setembroamarelo, que tem como objetivo a sensibilização da população sobre o tema do suicídio e a valorização pela vida. As psicólogas reforçaram a importância de se falar a respeito do tema para a prevenção, relembrando a todos os presentes que é essencial tomar cuidado ao se abordar, já que a forma inadequada pode gerar culpabilização em familiares e amigos.
Em virtude de uma necessidade sentida pela equipe de saúde, solicitou-se a realização da capacitação sobre o TEA para as ACS, com o intuito de trazer maiores informações sobre o tema, e orientações sobre a atuação durante seus atendimentos, realizando os encaminhamentos e direcionamentos corretos, buscando pela realização de um serviço de excelência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).