Buscando trabalhar a conscientização da população na preservação da água, as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de Pato Branco realizam, nessa quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, ações pontuas, para marcar a data.
Na parte da manhã, as duas secretarias realizaram a proteção de uma fonte d’água, em continuidade ao programa municipal de proteção de nascentes. A ação foi na sede campeira do CTG Carreteando a Saudade, às margens da BR-158, na saída para Vitorino.
Ao todo, são 1.425 nascentes no município e 2.281 imóveis cadastrados no banco de dados do Cadastro Ambiental Rural, com nascentes. “Temos como meta fazer quatro proteções de nascentes mensalmente”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Matheus Nichetti. “Para a ação, a Prefeitura disponibiliza parte dos materiais além da orientação técnica de como o proprietário deverá proceder. O proprietário fica com a responsabilidade de mão de obra e conservação da fonte”, reforça.
Já na parte da tarde, foi realizada a distribuição de mudas de árvores frutíferas nativas, para quem visitar o Parque Estadual Vitório Piassa – Parque do Alvorecer.
Para o secretário, a distribuição de mudas é mui além de ato simbólico na conscientização da população. “A distribuição de mudas não é somente um ato simbólico, cada árvore plantada reflete positivamente em melhorias ambientais, seja em conforto térmico, purificação do ar, diminuição da poluição atmosférica e retenção te água no solo, contribuindo para a manutenção da qualidade da água nas nascentes do nosso município”.
Foram destinadas 500 mudas diversificadas das espécies araçá amarelo, cerejeira do mato, jabuticaba e pitanga. As mudas foram disponibilizadas pelo viveiro local do Instituto Água e Terra (IAT).
Pelo Estado
O IAT também promoveu no Estado ações ambientais para marcar o Dia Mundial da Água. Cerca de 18 mil mudas foram plantadas em nascentes de rios de diferentes pontos do Paraná. Entre elas estão as matas ciliares dos afluentes do rio Pequeno, em São José dos Pinhais, que desagua no Iguaçu, rio que corta o Paraná. A medida integra o programa Paraná Mais Verde, desenvolvido pelo órgão ambiental, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
Comentários estão fechados.