Na segunda-feira (2), o secretário municipal de Esporte e Lazer de Pato Branco, Alexandre Zoche, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal. Ele foi convidado pelos vereadores Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e pelo vereador Romulo Faggion (União), para falar sobre os projetos da Secretaria. Na oportunidade, o secretário apresentou as ações realizadas, neste primeiro quadrimestre, que totalizaram 55.181 atendimentos.
Entre as atividades promovidas, Zoche falou sobre as desenvolvidas no Largo da Liberdade, como o atletismo, danças, informática para pessoa idosa, jiu-jitsu, kickboxing, pilates, tênis de mesa, treinamento funcional, xadrez, yoga, hidroginástica e natação, além dos projetos realizados, como as “Férias no Largo”, “Viva a Praça nos Bairros”, “Lazer no Campo” e “Mega Rua do Lazer”.
O secretário também falou sobre os investimentos em Ginástica Rítmica, modalidade que também vem se destacando no município, além dos investimentos na base, rendimento e amador, nas mais diversas categorias. “Ficamos felizes em termos esses números e esses dados, para afirmar que o esporte é importante. Ele é um vetor fundamental para combatermos o uso de drogas e o crime, porque com as atividades para nossos adolescentes e jovens, tiramos eles da ociosidade e fazemos com que eles tenham a cabeça ocupada com coisas positivas. Além disso, o esporte é um fator de inclusão entre todas as faixas etárias e todas as classes sociais”, afirmou Zoche.
Arena Multiesportiva
Ainda dentro da área do Esporte, o Legislativo aprovou em primeira votação no dia 2, e segunda votação no dia 4, o Projeto de Lei nº 39, de 2022, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 26.465.159,46, junto à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, para construção da Arena Multiesportiva.
Os vereadores que aprovaram o Projeto e o Executivo que o apresentou, justificaram o voto favorável pela construção de um local adequado, em virtude do desempenho que as equipes esportivas do município vem alcançando ao longo dos anos, em competições regionais, estaduais e nacionais. Também, pelo potencial de inclusão social, lazer e saúde que as diversas categorias esportivas sempre promovem. O Projeto agora segue para ser sancionado pelo prefeito Robson Cantu (PSD).