2º SGBI inicia curso de formação de 23 novos bombeiros

A recepção dos novos bombeiros foi realizada no Auditório do Sesc – Foto: Diário do Sudoeste

O 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente (2º SGBI) de Pato Branco, iniciou segunda-feira (8) o Curso de Formação de Praças (CFP). Os 23 alunos bombeiros militares foram recepcionados no Auditório do Sesc, sendo que alguns deles estavam acompanhados de seus familiares.

O comandante do 2º SGBI, major Alecsander Dornelas, afirmou que, a exemplo de todos os outros núcleos de formação do Estado do Paraná, teve a recepção dos 23 alunos, que vão passar duas semanas de adaptação ao ambiente militar no quartel, antes de iniciarem as aulas do curso de formação, que terá duração de aproximadamente nove meses. Ele revelou que, após quatro meses em sala de aula, os novos bombeiros estarão compondo as equipes de serviço para irem se ambientando na prática com as ocorrências reais e terem uma bagagem de conhecimento.

O major Dornelas explicou que, a partir da assinatura do termo de posse, realizado na semana passada, em Cascavel, os alunos se tornaram soldados 2ª classe, com seus salários e fazendo parte do governo do Estado do Paraná. “Agora é um período de formação para o cidadão que ingressou e caso não se adapte ao serviço tenha a possibilidade de fazer a sua desistência. No entanto, esperamos que todos os 23 concluam o período de formação durante os nove meses para estarem aptos e em condições de servirem a população”, destacou.

Dornelas informou que nos três primeiros anos, após a formatura, os novos bombeiros deverão permanecer na unidade em que foram classificados da primeira vez. “Então esses 23 serão classificados aqui no 2º SGBI, onde permanecerão por três anos, após a formatura, mas terão que ficar cinco anos na área militar, que engloba Pato Branco, Guarapuava, Umuarama até Foz do Iguaçu”, explicou.

Instrutores

O major Dornelas disse que a maioria dos instrutores do curso de formação são do 2º SGBI, mas tem alguns de Cascavel, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu. “ Foi oportunizado para que a gente utilize toda a estrutura do Comando Regional do Bombeiro Militar. Como os grupamentos de Cascavel e Foz do Iguaçu não terão escola de formação, então foi possibilitado que instrutores dessas duas unidades também possam vir ministrar as suas matérias aqui no 2º SGBI”, destacou.

Dornelas informou são muitas matérias, desde teóricas de direito e prevenção, até as matérias práticas de combate a incêndios, primeiros socorros, salvamento, natação e educação física. “Então a gente procurou selecionar os instrutores que tenham um conhecimento profundo nessas áreas para que nós tenhamos os melhores profissionais possíveis formados e atendendo a população”, concluiu.

você pode gostar também
Deixe uma resposta