3º BPM comemora 64 anos com a entrega de medalhas

A solenidade foi marcada com a entrega da “Medalha Sentinelas do Sudoeste” – foto: Adenir Brocco

O 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), com sede em Pato Branco, comemorou, na manhã de segunda-feira (18), 64 anos de sua criação. Além do comandante do batalhão, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima, participaram da solenidade de aniversário o subcomandante, major Vicente Carvalho Junior, ex-comandantes, policiais da ativa e da reserva e demais lideranças civis e militares.

Durante a solenidade foram 25 homenageados, entre policiais da ativa e da reserva e lideranças que contribuíram com a segurança pública nos 16 municípios da área de abrangência do 3º BPM com a entrega da “Medalha Sentinelas do Sudoeste”, criada através da portaria do Comando-Geral nº 835 de 4 de outubro de 2013. A medalha faz referência à história do sudoeste paranaense que teve episódios significativos no ano de 1957, como a Revolta dos Posseiros. A fim de preservar a ordem pública, foram movimentadas tropas da Polícia Militar para a região, e em 1958 foi criado o 3º Batalhão da Polícia Militar.

O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Heraldo Correia de Lima, disse que é um dia de festa, comemoração e reconhecimento do policial militar e das pessoas civis que contribuem com a segurança pública nos 16 municípios da área de abrangência do batalhão. “Queremos nesta data comemorar os 64 anos de história da segurança pública no Sudoeste do Estado, enaltecendo a todos àqueles que contribuíram efetivamente para que o 3º Batalhão da Polícia Militar se consolidasse como unidade referência em segurança do sudoeste paranaense, e aos policiais militares que vestem com orgulho a farda do Batalhão Sentinelas do Sudoeste”, destacou.

O tenente-coronel Heraldo informou que no dia 1º de agosto vão iniciar mais um curso de formação de soldados. Ele disse que serão formados 35 policiais no 3º BPM e também deverão vir para a área do batalhão mais 30 ou 40 policiais, que serão formados em Cascavel. Com isso, dentre de seis meses a um ano terão mais 60 a 70 policiais nas ruas para fazer a segurança pública de toda a região.

Histórico

O 3º BPM foi instituído pelo decreto estadual n° 3.277 de 18 de julho de 1958, tendo como sede o município de Pato Branco. A unidade, que completou 64 anos, é uma das mais antigas da Polícia Militar do Paraná e em 2010 passou por uma reestruturação, ficando responsável por 16 municípios do Sudoeste do Estado e atendendo uma população de aproximadamente 260 mil habitantes. O batalhão possui três companhias localizadas estrategicamente em Pato Branco, Palmas e Coronel Vivida.

A partir de 2014, a sede do batalhão passou por uma reestruturação em suas instalações físicas e atualmente possui um amplo complexo operacional com uma moderna central de monitoramento por câmeras localizadas em vários pontos estratégicos do município de Pato Branco. O 3º BPM também é destaque no programa preventivo de saúde, através da Unidade Básica de Saúde (UBS).

O 3º BPM faz as mais diversas missões, como o policiamento nas áreas urbana e rural, fiscalização de trânsito, aplicação de cães farejadores na busca por entorpecentes e foragidos, bem como o emprego de equipes de inteligência trabalhando em conjunto no combate ao crime.

você pode gostar também
Deixe uma resposta