Prefeitura e 3º BPM lançam o POC de Reconhecimento Facial

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o 3º Batalhão da Policia Militar (3º BPM), e a empresa pato-branquense Proc, especialista em infraestrutura de Tecnologia de Informação (TI), lançaram na manhã desta quarta-feira (19), na sede do 3º BPM, o sistema POC de Reconhecimento Facial. O reconhecimento dos suspeitos será realizado pelo POC através de uma nova tecnologia ativada nas câmeras de monitoramento de Pato Branco.

André Fernando Hass, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que coordena o POC, destacou que é uma nova tecnologia voltada para a segurança pública alimentada na base de dados dos suspeitos com detecção para o reconhecimento do rosto pelas imagens das câmeras de monitoramento de Pato Branco. O programa está funcionando em fase experimental com quatro câmeras, mas deverá ser estendido para as demais, uma vez que Pato Branco tem 52 câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade.

Hass deu como exemplo uma fuga de presos. Ele explicou que, alimentando o programa com a base de dados dos foragidos para o reconhecimento facial, se eles passarem pelos locais monitorados pelas câmeras serão detectados. Com isso, o POC gera um alerta.

Hass acrescentou que com o avanço da tecnologia no âmbito de câmeras de monitoramento e reconhecimento facial com a utilização de inteligência artificial, mesmo com o uso de máscara, devido à pandemia, muitos softwares baseados em IA estão conseguindo um nível de acerto de até 95%, “se tornando muito confiável e contribuindo para a segurança pública”.

“Esses softwares de reconhecimento facial, disponíveis atualmente, analisam as características presentes na região dos olhos, nariz, boca e orelhas para identificar um indivíduo cuja imagem já foi fornecida, seja por conta própria ou por um banco de dados”, explicou.

“Esse é o projeto piloto, de um assunto muito importante. Queremos transformar Pato Branco em uma cidade segura” reforçou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinoti, lembrando ser uma “tecnologia muito boa, que usada de forma correta vai trazer muitos benefícios para a segurança pública de Pato Branco”.

Sem custo algum para a cidade, a base de dados do software será alimentada pelas polícias Civil e Militar, podendo assim “identificar em meio a multidões pessoas suspeitas de crimes ou foragidos e assim tirá-las de circulação”, afirmou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu. “Através da tecnologia queremos melhorar a segurança dos pato-branquenses, melhorar a vida das pessoas, a qualidade da entrega dos serviços para a população”, completou.

O capitão Guido Benjamin dos Santos Filho, comandante da 1ª Companhia do 3º BPM, afirmou que o POC vai potencializar a eficiência do trabalho da Polícia Militar na localização de foragidos da Justiça ou pessoas em conflito com a lei. Ele disse que a Central de Monitoramento funciona na sede do 3º BPM e algumas câmeras serão utilizadas para o reconhecimento facial de foragidos da Justiça.

Com relação ao programa, o capitão Benjamin informou que apresentou eficiência em uma demonstração realizada durante o lançamento. “O teste foi realizado com um policial. Mesmo com uma foto antigo dele no programa e utilização de máscara e boina, o policial foi reconhecido com eficiência pelo programa”, concluiu. (Adenir Brocco com Assessoria)

você pode gostar também
Deixe uma resposta