A seleção feminina brasileira de vôlei manteve seu excelente desempenho na Liga das Nações ao vencer a equipe da Alemanha neste sábado (17), por 3 sets a 1 (25/22, 25/18, 22/25 e 25/17), diante de uma torcida entusiasmada que lotou o estádio Nilson Nelson. Com essa vitória, as brasileiras acumulam agora seis triunfos seguidos na competição. O próximo desafio será contra os Estados Unidos, neste domingo (18), às 10h, encerrando a segunda semana da Liga.
As jogadoras norte-americanas estavam invictas até o confronto de hoje, quando foram derrotadas por 3 sets a 2 para o Japão. Vale ressaltar que as brasileiras também sofreram uma derrota na estreia contra a China, por 3 sets a 2, no último dia 31, em Nagoya, no Japão.
No jogo contra a Alemanha, o técnico José Roberto Guimarães aproveitou para utilizar todas as 14 jogadoras inscritas na competição. A equipe iniciou com Macris, Kisy, Thaisa, Carol, Pri Daroit, Maiara Basso e a líbero Nyeme. Ao longo do jogo, o treinador realizou substituições, dando oportunidades para as demais jogadoras do elenco, como Roberta, Rosamaria, Lorena, Julia Bergmann, Diana, Lorenne e Natinha.
O destaque da partida foi a oposta Rosamaria, que marcou 19 pontos (18 de ataque e um de saque), contribuindo de forma significativa para a vitória do Brasil. Em entrevista à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a jogadora expressou sua satisfação com o resultado e com o desempenho da equipe como um todo. Rosamaria também ressaltou a importância do apoio da torcida e afirmou que ainda há espaço para melhorias. Ela destacou a importância do próximo jogo, ressaltando sua relevância para a campanha do time na competição.
Além de buscar o título inédito na Liga das Nações, a seleção brasileira de vôlei feminino também tem em mente a conquista de pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que é um dos critérios para garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Nas últimas três edições da competição, a equipe brasileira ficou com o vice-campeonato, e agora está determinada a alcançar o lugar mais alto do pódio.
Neste sábado (17), a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou que a ponteira Ana Cristina passará por uma artroscopia no joelho direito na próxima semana. A jogadora sofreu uma lesão no menisco durante um treinamento da seleção em Brasília, na última segunda-feira (12).
Formato da competição
O torneio reúne as 16 nações mais bem ranqueadas pela FIVB. Na primeira fase (classificatória) – de 30 de maio a 2 de julho -cada seleção joga 12 partidas, em quatro semanas, em locais diferentes. As oito mais bem colocadas avançam à fase eliminatória (quartas de final). Detalhe: os Estados Unidos já têm vaga garantida nas quartas, por serem os anfitriões da fase final (de 12 a 16 de julho).
Programação
Tailândia (terceira semana)
28 de junho – 10h30 – Brasil x Itália
29 de junho – 07h: – Brasil x Canadá
30 de junho – 10h30 – Brasil x Turquia
2 de julho – 10h30 – Tailândia x Brasil
Estados Unidos (fase final)
12 a 16 de julho
Comentários estão fechados.