Mesmo com cenário positivo, Secretaria de Saúde ressalta a importância dos cuidados de prevenção contra a doença
Desde 1º de agosto, Pato Branco não registra nenhum óbito por covid-19 e também vem demonstrando, em seus boletins diários, uma queda nos casos da doença.
Na manhã dessa quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Pato Branco organizou mais uma reunião ordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Ao contrário de muitos encontros, esse teve um tom menos tenso.
Conforme Liliam Cristina Brandalise, secretária de Saúde, o município não registra um óbito por covid-19 há quase três semanas e tem contabilizado números baixos de contaminados, o que demonstra uma queda nos casos da doença.
Porém, como ela aponta, mesmo que a situação esteja controlada, ainda não é momento para descuidos. “Agora, mesmo com a baixa, estamos muito atentos com essa nova cepa. Nos preocupa porque ela está avançando no Rio de Janeiro”, disse ao comentar que os cuidados de prevenção devem continuar sendo mantidos.
De acordo com informações apresentadas pela equipe da Vigilância Sanitária de Pato Branco, durante a reunião, os casos de covid-19 no município vêm reduzindo, significativamente, em comparação com outros meses. Como apontam os dados, a taxa de positividade da doença caiu de 24,18%, no início de agosto, para 11,25%, nesta semana.
Novas flexibilizações
Além da baixa dos casos, a outra novidade apresentada na última reunião do comitê foi a divulgação das novas flexibilizações, permitidas pelo município desde o dia 11 de agosto.
De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária, Cirlei dos Santos, bares e restaurantes, agora, podem funcionar com até 50% de sua capacidade. Além disso, eventos em massa também podem ocorrer, desde que sigam algumas medidas.
“Os eventos, só serão liberados em locais com plano de contingência aprovado. Caso contrário, não acontecerá. Em cada evento solicitado será feita uma análise e ai, informado quando pessoas poderão participar”, explicou.
Para que os eventos em massa ocorram, há um protocolo a ser seguido. Como explica Cirlei, os participantes precisarão comprovar ter tomado as duas doses da vacina contra a covid-19, em um prazo mínimo de 14 dias, ou a dose única da Johnson. Caso contrário, precisará passar por uma testagem.
A portaria sobre a flexibilização na realização de eventos é a 7/2021. Já a que a estabelece mudanças no funcionamento de bares e restaurantes é a 8/2021. Veja abaixo os dois documentos. Clique para ler na integra.
https://media.diariodosudoeste.com.br/2021/08/03c8b5cf-portaria-7.2021.pdf
https://media.diariodosudoeste.com.br/2021/08/2246097d-portaria-8.2021.pdf
Futsal feminino
No domingo (22), a equipe do Unidep Futsal (as Patinhas) disputará a primeira partida pela Taça Brasil de Futsal Feminino 2021, às 20h15, no Ginásio Dolivar Lavarda, contra a Apec/PVA (MT).
Conforme Cirlei, o jogo será o primeiro, desde o início da pandemia, que contará com a presença de torcida. Porém, como ela explica, não terá venda de ingressos, apenas poderão assistir do ginásio as pessoas convidadas pelos patrocinadores do evento.
“Tem todo um protocolo de segurança a ser seguido. No máximo, o ginásio ficará com 10% da capacidade ocupada.”
Comentários estão fechados.