O Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran) iniciou nesta quinta-feira (15) a instalação de iluminação complementar em alguns semáforos da região central de Pato Branco. O semáforo da esquina entre a avenida Tupi e a rua Ibiporã recebeu fitas de LED nas laterais de parte de sua estrutura de sustentação, que acendem na cor correspondente a iluminação mostrada aos motoristas e pedestres.
De acordo com o diretor do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, este é o primeiro de um total de 10 semáforos que receberão a iluminação complementar, todos em ruas que fazem cruzamentos com a avenida Tupi. Na semana que vem deve ser iniciada a instalação dos demais.
Ainda de acordo com o diretor, a medida foi tomada para deixar o sinal luminoso mais visível, principalmente à noite ou em situações de baixa visibilidade, como em dias de chuva ou com neblina. A medida aumentaria a segurança nas vias e contribui com a redução do número de acidentes, na avaliação de Dolenga.
A definição dos cruzamentos foi feita a partir de critérios como o fluxo de pedestres e veículos no local. Dolenga adianta que a instalação de iluminação complementar pode ser ampliada para mais semáforos, após avaliação da medida.
Botões
A instalação das faixas de LED é uma das mudanças que estão sendo implementadas no sistema semafórico da cidade. Também estão sendo instalados semáforos de pedestres com botoeiras, que são botões que permitem o acionamento do semáforo pelos pedestres. “O pedestre faz o acionamento da botoeira, que vai priorizar a sua passagem naquela via”, explica o diretor.
Até esta quinta-feira (15), já estavam em funcionamento dois destes semáforos: na avenida Tupi, em frente ao Sesc, e no cruzamento da rua Silvio Vidal com a Tocantins, sendo este último com sinal sonoro para deficientes visuais.
Outros três semáforos para pedestres com botoeiras ainda deverão ser instalados: na esquina da Tupi com a Araribóia, nas proximidades do hospital Policlínica, e nas proximidades da escola Rocha Pombo, sendo estes últimos também com alerta sonoro para deficientes visuais.
Software
Na semana que vem, também entra em funcionamento o novo software utilizado na automatização dos semáforos. Segundo Dolenga, o software modernizará a gestão do sistema e trará novas funcionalidades, como a comunicação em tempo real com o técnico operador.
Quando houver falha em semáforos por falta de energia elétrica, por exemplo, o técnico é informado imediatamente, via SMS, do local e do tipo de falha. “Hoje, quando esse problema acontece, nós somos informados por usuários, pela população que está no trânsito. Dessa nova forma ele permite uma intervenção imediata em relação a problemática”, explica o diretor.
Além disso, o semáforo tornará a sincronização mais eficaz, diz o diretor. Por meio de câmeras, o software poderá determinar de forma automática o ritmo de abertura e fechamento do sinal, de acordo com a movimentação de veículos.
“Ou seja, ele vai abrir e fechar de acordo com o fluxo de cada via, determinando a temporização. Se a via tem um fluxo mais intenso ele deixa o sinal aberto por mais tempo, bloqueando a via que tem menos movimento”, completa Dolenga.
De acordo com o diretor do Depatran, a modernização do sistema de semáforos é uma necessidade por conta do aumento do número da frota de veículos e também de pedestres utilizando as vias. Segundo ele, há dez anos Pato Branco possuía 24 cruzamentos com semáforo. Hoje são 64, e a previsão é que o número aumente para 80 até o final de 2023.