Instaladas em outubro de 2022 em três cruzamentos de Pato branco, as câmeras inteligentes que monitoram o tráfego para sincronização dos semáforos já estão em funcionamento, estabelecendo a temporização dos semáforos a partir de critérios como o distanciamento entre os cruzamentos, velocidade regulamentada da via, o tipo de semáforo instalado e o fluxo de veículos.
De acordo com o Diretor do Depatran, Robertinho da Luz Dolenga, atualmente há aproximadamente 65 mil veículos licenciados no município, sendo que diariamente é identificado entre 7 a 11 mil veículos entrando no Trevo da Patrola. “Hoje somente o contexto de saúde para atendimento médico traz em torno de 5 mil pessoas a Pato Branco e uma entrada diária de 7 a 11 mil veículos somente pelo Trevo da Patrola. Isso significa uma grande circulação de veículos”, explica o diretor, ao apontar que o alto número de veículos causa problemas na circulação e alguns gargalos.
“Devemos trabalhar no sentido de diminuir a dificuldade. Tentamos criar alternativas para o trânsito fluir melhor e o semáforo inteligente vem ao encontro dessa proposta”, comenta.
A tecnologia utilizada no semáforo inteligente conta com a automatização para que os mesmos funcionem com ciclos diferentes de temporização, de acordo com a demanda de fluxo em cada local.
“São semáforos atuados, nós chamamos de inteligentes porque atuam de forma autônoma. As câmeras que estão instaladas nos semáforos estão automatizadas para dar um tempo de sinal verde maior para as vias que apresentam um fluxo maior, ou seja, tem uma demanda maior. Nós programamos previamente, mas quando o sistema por ser autônomo identifica que a via tem um fluxo maior aumenta o tempo do sinal verde permitindo que os veículos circulem com uma temporização de sinal verde maior”, explica Dolenga.
Os três kits instalados atualmente contam com 12 câmeras, sendo quatro em cada cruzamento, além de contar com um software para operação da tecnologia. Os locais onde as câmeras estão instaladas são na rua Tocantins com a Avenida da Inovação; no semáforo do Posto 6 Rodas; e no cruzamento da rua Itacolomi com a rua Tamandaré.
Com as medidas tomadas, o órgão de trânsito do município espera diminuir os congestionamentos e filas em horários de pico, onde a demanda de fluxo é elevada no trânsito pato-branquense.
Dolenga destaca que atualmente o departamento está acompanhando a evolução do equipamento e, com o passar dos meses, o município deve instalar as câmeras em outros locais. “Acredito que para esse ano devemos colocar em mais quatro cruzamentos”, comenta.
Outras medidas
Com o objetivo de melhorar a circulação de veículos no município, o diretor afirma que o Depatran, em conjunto com a Secretaria de Planejamento Urbano, está trabalhando em propostas para 2023.
Entre as melhorias estão a alteração do sentido de algumas vias, “buscando uma melhor fluidez para o trânsito, principalmente no anel central, onde temos uma grande dificuldade de circulação e estacionamento”.
Comentários estão fechados.