Semana de chuva e instabilidade atmosférica no Paraná

A semana começa com condições climáticas favoráveis à ocorrência de chuva em grande parte do estado do Paraná. Um canal de umidade proveniente da região Amazônica atravessa o Centro-Oeste e alcança o Sul do Brasil, reforçando a instabilidade atmosférica. Esse fenômeno também afeta Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Chuva no Paraná nesta Segunda-feira

Para esta segunda-feira, espera-se chuva em várias regiões do estado, inclusive pela manhã. As áreas mais afetadas serão a faixa central e a região sul, próximas à divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, pancadas rápidas e isoladas, acompanhadas de trovoadas, são previstas para o período da tarde.

Na região sudoeste, o dia será marcado por tempo predominantemente nublado e chuvas ao longo do dia. Já no leste, norte e parte do oeste do estado, o sol predomina, com temperaturas que podem atingir quase 30ºC. Na capital, Curitiba, assim como na região metropolitana e no litoral, os termômetros devem registrar máximas entre 26ºC e 27ºC. Nos Campos Gerais, a temperatura pode chegar a 28ºC. No Sudoeste as máximas devem alcançar os 28ºC.

Leia também

Tendências para os Próximos Dias

A instabilidade climática continuará sendo o destaque ao longo da semana, com chuvas típicas de verão, que geralmente ocorrem no período da tarde.

Na terça-feira, uma área de baixa pressão atmosférica se desloca em direção ao oceano, na altura do Rio Grande do Sul. No entanto, no Paraná, a instabilidade persiste, trazendo chuvas e possibilidade de temporais. A presença de nebulosidade deve retardar a elevação das temperaturas.

Entre quarta e sexta-feira, o SIMEPAR prevê chuvas concentradas principalmente no período da tarde. Uma nova área de baixa pressão atmosférica, que se formará entre quinta e sexta-feira, aumentará a instabilidade no Sul do Brasil, afetando principalmente Santa Catarina e o Paraná. Nessas regiões, há previsão de temporais isolados, com maior frequência na metade sul do Paraná.

Com informações de Lisandro Jacobsen, meteorologista do SIMEPAR.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp