Semana de chuva e instabilidade atmosférica no Paraná

A semana começa com condições climáticas favoráveis à ocorrência de chuva em grande parte do estado do Paraná. Um canal de umidade proveniente da região Amazônica atravessa o Centro-Oeste e alcança o Sul do Brasil, reforçando a instabilidade atmosférica. Esse fenômeno também afeta Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Chuva no Paraná nesta Segunda-feira

Para esta segunda-feira, espera-se chuva em várias regiões do estado, inclusive pela manhã. As áreas mais afetadas serão a faixa central e a região sul, próximas à divisa com Santa Catarina. Nas demais regiões, pancadas rápidas e isoladas, acompanhadas de trovoadas, são previstas para o período da tarde.

Na região sudoeste, o dia será marcado por tempo predominantemente nublado e chuvas ao longo do dia. Já no leste, norte e parte do oeste do estado, o sol predomina, com temperaturas que podem atingir quase 30ºC. Na capital, Curitiba, assim como na região metropolitana e no litoral, os termômetros devem registrar máximas entre 26ºC e 27ºC. Nos Campos Gerais, a temperatura pode chegar a 28ºC. No Sudoeste as máximas devem alcançar os 28ºC.

Leia também

Tendências para os Próximos Dias

A instabilidade climática continuará sendo o destaque ao longo da semana, com chuvas típicas de verão, que geralmente ocorrem no período da tarde.

Na terça-feira, uma área de baixa pressão atmosférica se desloca em direção ao oceano, na altura do Rio Grande do Sul. No entanto, no Paraná, a instabilidade persiste, trazendo chuvas e possibilidade de temporais. A presença de nebulosidade deve retardar a elevação das temperaturas.

Entre quarta e sexta-feira, o SIMEPAR prevê chuvas concentradas principalmente no período da tarde. Uma nova área de baixa pressão atmosférica, que se formará entre quinta e sexta-feira, aumentará a instabilidade no Sul do Brasil, afetando principalmente Santa Catarina e o Paraná. Nessas regiões, há previsão de temporais isolados, com maior frequência na metade sul do Paraná.

Com informações de Lisandro Jacobsen, meteorologista do SIMEPAR.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.