Seminário Maior Jesus Mestre

Na quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025, foi uma data solene e histórica à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Na cidade de Cascavel, durante a celebração eucarística, instituímos o “Seminário Maior Jesus Mestre”. Pela primeira vez na história desta Igreja Particular, Diocese desde 14 de janeiro de 1958, temos o nosso próprio seminário para os seminaristas dos cursos de Filosofia e Teologia. São 16 seminaristas: 8 na Filosofia e 8 na teologia. Em Passo Fundo/RS, contudo, permanecem por mais dois anos 4 seminaristas e o padre Élcio Cordeiro, formador. Juntos passarão sete anos neste ambiente formativo. Um marco bíblico e teológico ao mesmo tempo à nossa história de formação dos novos sacerdotes, às nossas comunidades sudoestinas. Os Padres Elizandro Spillere e Geraldo Macagnan são os formadores por nós nomeados para essa nobre missão que é preparar operários ao Evangelho de Jesus Cristo. 

Decreto da criação do Seminário Jesus Mestre

Visando fomentar as vocações sacerdotais e a formação presbiteral a qual é “uma das tarefas de maior delicadeza e importância para o futuro da evangelização da humanidade” (PDV, n. 2), e considerando que: “É dever próprio e exclusivo da Igreja formar os que se destinam aos ministérios sagrados” (cân. 232). “O Seminário Maior é necessário para a formação sacerdotal” (cf. OT, n. 4), configurando-se como uma “comunidade promovida pelo Bispo para oferecer, a quem é chamado pelo Senhor a servir como os apóstolos, a possibilidade de reviver a experiência formativa que o Senhor reservou aos Doze” (PDV, n. 60) onde são desenvolvidas de forma privilegiada as etapas do discipulado e da configuração a Jesus Cristo (cf. CNBB. Doc. 110, n. 135). Tendo invocado a assistência do Espírito Santo que conduz a Igreja e a intercessão de Maria Santíssima Rainha dos Apóstolos, depois de consultado o Conselho Diocesano de Formadores, o Conselho Presbiteral e o Colégio de Consultores e em conformidade com o cânon 237.  

Por isso, havemos por bem:

1. Erigir o “Seminário Maior Jesus Mestre”, com todos os direitos e deveres presentes na legislação da Igreja, com sede na Av. Guaíra, n. 590, Bairro Recanto Tropical, na cidade de Cascavel/PR, tendo obtido a respectiva licença do Excelentíssimo Senhor Dom José Mário Scalon Angonese, digníssimo Arcebispo Metropolitano, Arcebispo daquela Sede, o qual oferece o “Instituto Arquidiocesano de Filosofia e Teologia São João Paulo II” (IFITEO) e a “Faculdade Palotina” (FAPAS) para os estudos de Filosofia e Teologia. 

Leia Também

O STF de ontem e o de hoje

O começo é apenas a metade do todo

2. Determinar que a formação dos seminaristas decorra segundo quanto está previsto no Magistério da Igreja, como por exemplo a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis – O Dom da Vocação Presbiteral, as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil e do estabelecido pelo Projeto Formativo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, coordenada pela Equipe Formadora constituída pelo Reitor, Vice-Reitor, Diretor Espiritual e demais formadores a serem nomeados pelo Bispo Diocesano, conforme o cânon 259. 

3.  Precisar que no exercício público do culto divino e obras de apostolado na Arquidiocese de Cascavel, a comunidade formativa está sujeita as orientações, diretrizes e normas da respectiva Arquidiocese e está isenta nas questões que são próprias do processo formativo do “Seminário Maior Jesus Mestre”. 

4. Designar à Equipe Formadora, sob a responsabilidade do Reitor, a elaboração do Regimento Interno e do Projeto Formativo próprios que deverão ser aprovados pelo Bispo Diocesano de Palmas-Francisco Beltrão.

Deus seja bendito pela abertura deste nosso Seminário Maior, em Cascavel. Sim, temos uma grande história a construir. Vamos construí-la em oração e no empenho apostólico por novas vocações à nossa Diocese! 

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.