Assessoria
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, iniciou nessa segunda-feira (12), por meio de parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o curso de qualificação profissional em marcenaria. São 20 alunos, entre jovens e adultos, que terão certificado de Qualificação Profissional na área, com o registro no Código Brasileiro de Ocupação (CBO).
“Após anos sem profissionais capacitados na área, em uma parceria importante, estamos oferecendo a profissionais que já atuam na área mais conhecimento e dando a oportunidade a outros para que tenham uma profissão. Ser marceneiro é profissão fundamental, pois no nosso município há inúmeras empresas do setor moveleiro que necessitam de profissionais. Dar dignidade para os pato-branquenses é dar conhecimento”, ressalta o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
Serão três meses de aula, entre teóricas na entidade de ensino e práticas na marcenaria da Prefeitura, totalizando uma carga horária de 160 horas.
Déficit de mão de obra
Empresário há mais de 30 anos no setor de moveleiro, Ary Fim apontou um déficit que se estende há cerca de 15 anos por mão de obra especializada na marcenaria. Enquanto empresário, disse que as vagas disponibilizadas não iam de encontro aos conhecimentos dos candidatos, o que criava um gargalo no município.
Para ele, o retorno das aulas, deve potencializar o setor. “Este curso deve permitir que jovens iniciem na profissão e que se desenvolvam ainda mais no setor. Porque a marcenaria é uma profissão diferenciada, que exige habilidades, exige muito amor. Acredito que isso irá se converter em novas ideias e em resultados promissores para o futuro”, frisou.