Seria erro mudar política monetária de forma prematura, avalia presidente do Fed

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que “francamente, seria um erro mudar a política monetária de forma prematura” ao ser questionado na Câmara dos Representantes como ele avalia a inflação temporária. “Nossas projeções apontam que preços baixarão com abertura plena da economia. Se a inflação e as expectativas de inflação subirem muito de forma longa, adotaremos nossos instrumentos para trazê-la de volta a 2%.”

Inflação

Powell afirmou que se a alta de preços ocorre de uma vez só, a instituição não reage com mudanças na política monetária. “Há hoje uma tempestade perfeita na economia com alta demanda e baixa oferta, mas ela vai passar. Os preços voltarão a baixar.”

Em depoimento na Câmara dos Representantes, Powell disse que as expectativas de inflação são “muito importantes”. “Elas caíram com o surgimento da pandemia e subiram de forma coerente com o arcabouço de política monetária. Mas se as expectativas de inflação subirem de forma substancial por longo tempo, nós vamos agir.”

O presidente do Fed também destacou que investimentos públicos são positivos para elevar o crescimento potencial do país e elevar o bem estar da população.

Emprego

O presidente do Federal Reserve afirmou que “em 6 meses, muitas pessoas voltarão a trabalhar e os salários avançarão” nos EUA. Ele fez o comentário em depoimento que ocorre agora na Câmara dos Representantes em Washington.

Na mesma audiência, o dirigente já havia afirmado que uma das condições para elevar a taxa básica de juros é o país estar perto do pleno emprego.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.