O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em colaboração com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) inicia nesta terça-feira (14) o serviço Alerta Geada. Este serviço visa apoiar os produtores rurais na prevenção e redução de perdas agrícolas devido às geadas previstas para os meses de junho, julho e agosto.
Como Funciona o Alerta Geada
As previsões de geada são disponibilizadas com três dias de antecedência e confirmadas até 24 horas antes da ocorrência. Os avisos são distribuídos por uma extensa rede que inclui órgãos públicos estaduais, prefeituras, cooperativas, associações rurais, e veículos de comunicação.
Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que o risco de geada ocorre com a aproximação de uma intensa massa de ar frio e seco, céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo. O fenômeno pode causar quedas expressivas de temperatura até abaixo de zero grau no solo, resultando em formação de gelo sobre plantas e objetos expostos.
Impactos Econômicos e Prevenção
Além de afetar a agricultura, geadas também impactam outros setores como turismo, comércio e construção civil. O serviço Alerta Geada, que está em operação há 29 anos, oferece recomendações para proteção das lavouras e outros bens expostos ao frio extremo.
O serviço utiliza dados coletados por estações telemétricas e satélites para monitorar as condições do tempo e fornecer previsões confiáveis. Um mapa de probabilidade é usado para classificar a intensidade das geadas como fraca, moderada ou forte.
Acesso ao Serviço
O Alerta Geada pode ser acessado gratuitamente através do aplicativo IDR Clima, por telefone, ou nas páginas do IDR-Paraná e Simepar. Informações adicionais sobre as condições do tempo estão disponíveis no site do Simepar, incluindo previsões para até 15 dias por município e região do Paraná, imagens de satélite, radar, e outras análises meteorológicas.
O lançamento deste serviço sublinha o compromisso do Paraná com a sustentabilidade agrícola e a redução de riscos ambientais, proporcionando aos produtores rurais ferramentas necessárias para mitigar impactos negativos das condições climáticas adversas.
Comentários estão fechados.