Durante pouco mais de uma semana, — de 2 de março, quando retornou as aulas, até a sexta-feira (11) —, o setor de Transporte Coletivo do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran) seguiu monitorando a ocupação dos veículos do serviço urbano de transporte na área universitária de Pato Branco.
Como o Diário do Sudoeste divulgou na semana passada, no primeiro dia de retorno das aulas presenciais da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), uma série de transtornos foram observadas e relatadas por usuários do serviço.
Sendo uma das situações de maior desconforto, o horário da saída dos estudantes às 23h, quando já na UTFPR o carro estava superlotado e ainda tinha que cumprir itinerário no Unidep.
No dia seguinte desta situação, o Órgão Gestor do Transporte Coletivo de Pato Branco, voltou a direcionar a linha 107 para a região universitária, tratando esse retorno como reforço. Este itinerário havia sido suspenso nesta zona, devido ao baixo fluxo durante o auge do enfrentamento da pandemia de covid-19.
Com a implantação do reforço, já na quinta-feira (3), os próprios acadêmicos passaram a relatar uma maior tranquilidade no uso do serviço de transporte coletivo.
Chefe do Setor de Transporte Coletivo do Depatran, Guilherme Ambrosini afirmou nessa sexta-feira (11), o que fiscal do órgão Gestor do Transporte Coletivo de Pato Branco, Zuziane Rigo apontava ao Diário na semana passada.
Que com a implantação da linha 107, que tem diversos horários para a área universitária, ocorreu uma estabilização do fluxo do serviço, principalmente no horário das 23h.
“Não sabemos toda a demanda. Tem pessoas que saem antes, tem quem sai depois, e resolvemos colocar em todos os horários o roteiro completo, para ter mais opções”, afirmou Ambrosini também pontuado que é comum os usuários do transporte coletivo optarem por utilizar o primeiro veículo que chega ao ponto, o que acaba gerando uma maior ocupação, enquanto que carro seguinte tem maior conforto.
Fazendo uso de relatórios do consórcio que opera o transporte coletivo de Pato Branco, Ambrosini relata uma redução na ocupação final dos veículos em circulação no horário das 23h. O que o leva a afirmar “conseguimos visualizar um melhor atendimento com a disponibilidade de mais um veículo evitando a superlotação.”
Mesmo com a adoção de mais horários por meio da linha 107, ainda persiste a relação de uma parte dos estudantes quanto o intervalo de tempo sem oferta do serviço, que seria próximo às 21h até às 22h20.
“Os ônibus que colocamos é um estudo, para tentar ajustar e vimos que resolveu bastante, mas conforme vamos observando que está aumentando a demanda, até porque tem estudantes que moram fora e que agora começaram a frequentar a faculdade. Sabemos dessa situação, mas aos poucos vamos ajustando para ver o que fica melhor”, afirmou Ambrosini.
Novas linhas
Outra demanda que surgiu com a situação do transporte coletivo na área universitária foram reclamações com relação a itinerários de localidades variadas do perímetro urbano.
De acordo com o chefe do Setor, somente foi registrado uma situação no Fala Cidadão, e ainda de uma pessoa apenas, o que nas palavras de Ambrosini impossibilita saber a real necessidade.
Segundo ele, é necessário que a formalização do pedido deve ser mais detalhada, o que pode ser feita também por meio de abaixo assinado, constando documentação dos usuários. Assim segundo Ambrosino possibilita um estudo a campo do setor responsável pelo transporte coletivo.