O afastamento de uma massa de ar mais frio e seco que atuava sobre a região Leste do Paraná ao longo desta semana, aliado à mudança na direção dos ventos, provoca a elevação das temperaturas em todo o Estado. Os ventos passam a transportar ar quente vindo da região de São Paulo e do Centro-Oeste do país, favorecendo o retorno do calor e da umidade.
Segundo o Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, esse cenário aumenta a instabilidade atmosférica e deve provocar pancadas de chuva e temporais ao longo do fim de semana.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, sistemas meteorológicos que se formam fora do território paranaense terão influência direta nas condições do tempo a partir desta quinta-feira (8). Uma frente fria deve se organizar ao sul do continente, entre o Rio Grande do Sul, o Uruguai e o Oceano Atlântico, associada à formação de um ciclone extratropical.
Apesar de esses fenômenos não avançarem sobre o Paraná, seus efeitos começam a ser sentidos já nos próximos dias, com aumento da instabilidade e intensificação das chuvas.
Chuvas ganham força a partir de quinta-feira
Nesta quinta-feira (8), as chuvas retornam com maior intensidade ao Estado, inicialmente no Litoral e na região Oeste. A combinação entre calor e umidade favorece a formação das chamadas chuvas típicas de verão, caracterizadas por pancadas rápidas, especialmente no período da tarde.
Entre sexta-feira (9) e domingo (11), a previsão indica temporais em todas as regiões paranaenses. Na sexta-feira, os impactos devem ser mais significativos no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste do Estado, principalmente durante a tarde, com possibilidade de chuva intensa em curto espaço de tempo.
Temporais podem vir com granizo e rajadas de vento
Segundo o Simepar, esse tipo de instabilidade pode ser acompanhado por granizo, rajadas de vento moderadas a fortes e elevada incidência de descargas elétricas. No sábado (10), a frente fria se aproxima um pouco mais do Paraná, mesmo sem atravessar o Estado, intensificando os temporais.
As regiões com maior risco de volumes elevados de chuva e tempestades mais severas no sábado são o Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e a Região Metropolitana de Curitiba. O Litoral também pode registrar temporais no fim do dia.
No domingo (11), o tempo permanece instável. A chuva perde intensidade no Oeste e no Sudoeste, mas continua mais forte em outras regiões, com maior severidade prevista para a tarde e possibilidade de avanço para o período da noite.
Arena do Verão Maior em Caiobá é liberada após vistoria
Calor intenso antecede queda gradual das temperaturas
As temperaturas seguem elevadas na sexta-feira e no sábado, podendo ultrapassar os 30 °C em todas as regiões do Paraná. Em áreas do Litoral, Oeste e Norte, os termômetros podem superar os 33 °C. A partir de domingo, o calor começa a perder força e, na segunda-feira (12), o aumento da nebulosidade deve contribuir para a redução das temperaturas máximas.
Risco de danos associados às tempestades
O boletim de gestão de riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, indica risco moderado para tempestades localizadas com chuva forte entre a tarde e a noite de sexta-feira em todo o Paraná. Esses eventos podem provocar, de forma pontual, enxurradas, destelhamentos e queda de galhos.
No sábado, o risco é considerado alto nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, permanecendo moderado nas demais áreas do Estado. As autoridades recomendam atenção às atualizações da previsão do tempo e adoção de medidas preventivas diante da possibilidade de temporais.





