Durante esta sexta-feira (25) e sábado (26), as atividades do Abril Verde chamam atenção para a importância da segurança no trabalho em Francisco Beltrão. A campanha é promovida pelo Departamento de Vigilância em Saúde da prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Samu e empresas de EPI’s.
Na abertura da programação, realizada na manhã de hoje, uma simulação de acidente de trabalho impactou quem passava pelo calçadão central. Na ação, bombeiros demonstraram o resgate de uma vítima de queda de altura. “É uma forma de evidenciar não apenas a necessidade do uso correto de equipamentos e da qualificação para este tipo de atividade, mas também de mostrar o trabalho pós-acidente, que impõe muitos desafios às equipes de resgate”, explicou a capitã do Corpo de Bombeiros, Débora Kolossoskei.
Estudantes de colégios de Francisco Beltrão acompanharam a simulação, assim como representantes do Samu, da Polícia Militar, da 8ª Regional de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. Os vereadores Aline Biezus, Julio Spada, Bruno Savarro e Tiago Correa, além da vice-prefeita Lurdinha Bertani e da primeira-dama Rose Pedron, também participaram da abertura das atividades. A programação do Abril Verde inclui ainda palestras educativas e demonstrações de equipamentos de proteção.
Alerta: uma vítima de acidente de trabalho por dia em Beltrão
Dados da Vigilância em Saúde revelam que, em 2024, Francisco Beltrão registrou 365 acidentes de trabalho, resultando em quatro casos de amputação de membros e três mortes.
“São números alarmantes sob diversos pontos de vista, pois trazem impactos sociais, econômicos e na saúde dos trabalhadores. Por isso, campanhas como o Abril Verde são essenciais para reforçar os cuidados e a prevenção”, destacou o prefeito Antônio Pedron durante o evento.
A fiscalização e o acompanhamento das normas de segurança laboral são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Dalva Colling, a equipe realiza vistorias frequentes nas empresas. “Estamos presentes nos ambientes de trabalho para verificar o uso de equipamentos de proteção individual, a adequação de maquinários e a capacitação dos trabalhadores”, explicou.
O Abril Verde reforça o compromisso de reduzir os acidentes de trabalho, promovendo ambientes laborais mais seguros e protegendo a saúde dos trabalhadores.
Comentários estão fechados.