Sindicomércio: 54 anos de representatividade sindical no sudoeste do Paraná

Em 21 de junho de 1970, o Ministério do Trabalho emitiu o documento de registro sindical

Nesta sexta-feira, 21 de junho, o Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio) completa 54 anos de representação sindical. Na mesma data, em 1970, o Ministério do Trabalho emitiu a Carta Sindical, reconhecendo o Sindicomércio como organização representativa das categorias econômicas do comércio varejista em 41 dos 42 municípios da região sudoeste do Paraná.

A história do Sindicomércio tem início em 7 de fevereiro de 1970, quando um grupo de empresários realizou reunião que deu origem à Associação Profissional do Comércio Varejista de Pato Branco, tendo Zefredo Edgard Karkle como primeiro presidente.

Com a evolução dos serviços, a entidade passou a ser denominada Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco, e iniciou uma proposta de ação integrada com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 12 de março de 1973, e com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em 1º de agosto de 1989.

LEIA MAIS

“A representação sindical contribuiu para o fortalecimento do comércio varejista de Pato Branco e da região sudoeste do Paraná. Por mais de cinco décadas, empresários do setor dedicaram-se e dedicam-se voluntariamente para fazer com que o Sindicomércio continue somando forças e multiplicando resultados para as empresas das categorias representadas”, observa Ulisses Piva, presidente do Sindicomércio.

Atualmente, o Sindicomércio conta com 655 associados e oferece os serviços do SPC Brasil, além de treinamentos em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná. A entidade é responsável pelas negociações de convenções coletivas com os sindicatos dos comerciários de Pato Branco (SECPB) e de Francisco Beltrão (SECFB) e com o sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Pato Branco (Sintropab), além de negociar acordos e convenções coletivas de trabalho com outras categorias profissionais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.